As Localidades Fossilíferas Georreferenciadas do Sudeste do Brasil

Authors

  • Márcia Aparecida dos Reis Polck Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Av. Nilo Peçanha, 50, sala 709, Centro, 20020-906, Rio de Janeiro, RJ.
  • Marcos Antônio Soares Monteiro Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Av. Nilo Peçanha, 50, sala 709, Centro, 20020-906, Rio de Janeiro, RJ.
  • João João Felipe Oliveira Maceno de Santana Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Av. Nilo Peçanha, 50, sala 709, Centro, 20020-906, Rio de Janeiro, RJ. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Geologia, Departamento de Estratigraia e Paleontologia. Rua São Francisco Xavier, 524, sala 2032A, Maracanã, 20550-013, Rio de Janeiro, RJ.
  • Hermínio Ismael de Araújo Júnior Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Geologia, Departamento de Estratigraia e Paleontologia. Rua São Francisco Xavier, 524, sala 2032A, Maracanã, 20550-013, Rio de Janeiro, RJ.
  • André André Eduardo Piacentini Pinheiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Formação de Professores, Departamento de Ciências, Rua Dr. Francisco Portela, 1470, Patronato, 24435-005, São Gonçalo, RJ.

DOI:

https://doi.org/10.11137/2017_3_55_61

Keywords:

Fósseis, georreferenciamento, mapa digital, Sudeste do Brasil

Abstract

Atualmente, com o auxílio de GPS, outras ferramentas de geoprocessamento e aplicativos, muitos trabalhos cientíicos sobre paleontologia têm fornecido dados mais precisos sobre os locais de coleta dos fósseis, permitindo a elaboração de mapas digitais. Essas informações são de grande importância, visto que, com a crescente urbanização, muitos aloramentos são destruídos e os dados sobre o local de coleta acabam sendo perdidos. Todavia, esses mapas abrangem apenas uma determinada bacia sedimentar, ou uma unidade litoestratigráica, ou um determinado sítio fossilífero ou mesmo um pequeno local onde um determinado fóssil foi encontrado. Uma visão da localização exata, ou até mesmo aproximada, de onde esses fósseis foram encontrados em uma região do Brasil só é possível a partir de dados georreferenciados ou de informações geográicas muito precisas. Em função disso, este trabalho, que faz parte de um projeto maior chamado "Mapa digital das principais localidades fossilíferas do Brasil", teve como objetivo a elaboração de um mapa digital dos principais locais de coleta de fósseis da região Sudeste do Brasil. Para isso, foi realizado levantamento bibliográico dos principais trabalhos cientíicos e coleções institucionais e criado um banco de dados em forma de planilha, com as ocorrências dos fósseis para serem exibidas em um mapa digital. Esse trabalho permitirá um conhecimento mais preciso dos locais onde são encontrados os fósseis e o mapa e o banco de dados serão disponibilizados tanto para o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), auxiliando nas ações de monitoramento, iscalização e proteção dos sítios fossilíferos, quanto para a comunidade cientíica e a população como um todo. Além disso, uma visão mais ampla sobre a diversidade paleontológica do Brasil permitirá ações mais especíicas de conscientização da população, através de ações educativas nos municípios onde são encontrados os fósseis, no intuito de valorar e preservar os sítios paleontológicos em nível local e regional.

Published

2019-07-30

Issue

Section

Article