Magnetita vanadífera do Maciço Ponte Nova: uma Abordagem Exploratória

Otto Rangel da Silva Vaz, Marcelo Salomão, Enrico Pedroso, Ronaldo Pereira, Reiner Neumann, Pedro Garcia, Miguel Tupinambá

Abstract


O maciço alcalino máico-ultramáico Ponte Nova, localizado a sul do município de Sapucaí Mirim (MG), é um corpo intrusivo estratificado de caráter cumulático contendo horizontes (fácies) de concentração de minerais máicoultramáicos. Trabalhos anteriores citam a semelhança petrográica deste corpo com os maciços estratificados de Skaergaard e Rhum, os quais hospedam mineralizações de Fe, Ti, V, Au e elementos do grupo da platina (EGP). A partir de estudos sobre a geologia local foram selecionadas áreas-alvo para amostragem de rochas e concentrados de bateia. Análises químicas por ICP indicaram ausência de EGP e Au, porém altos teores de Fe (72,1%), Ti (23,98%) e V (2455ppm) nas amostras do concentrado de bateia coletadas em drenagens que cortam a fácies Gabro Bandado (GB-Bnd). Análises por microscopia eletrônica de varredura com espectrometria de energia dispersiva de raios-X (MEV-EDS) e por difração de raios-X (DRX) foram efetuadas nas frações magnéticas de três amostras de rocha da fácies GB-Bnd. Os resultados obtidos nas análises de DRX indicaram as porcentagens de magnetita em relação à amostra de rocha total: 7,38% na amostra PN-BND-01; 1% na amostra PN-BND-02A; e 2,31% na amostra PN-BND-02B. As análises por MEV-EDS indicaram os teores de Fe-Ti-V nos grãos de magnetita: 51,79% de Fe, 13,11% de Ti e 0,25% de V na amostra PN-BND-01; 67,95% de Fe, 0,25% de Ti e 0,28% de V na amostra PN-BND-02A; e 67,35% de Fe e 0,20% de V na amostra PN-BND-02B. Observando os teores relativamente altos de V (0,25%) nas magnetitas da amostra PN-BND-01 e levando em conta a porcentagem de magnetita nessa rocha (7,38%), a fração magnética desta amostra foi analisada por ICP para rocha total, e o resultado confirmou altos teores de V (1.830 ppm). No que tange o potencial mineral do maciço, conclui-se que o mesmo possui uma fácies promissora para o elemento vanádio, porém estudos mais detalhados se fazem necessários para avaliação do potencial econômico de tal ocorrência.

Keywords


magnetita vanadífera; Maciço Ponte Nova; MEV-EDS; DRX



DOI: https://doi.org/10.11137/2017_3_75_81

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Indexers and Bibliographic Databases

Social Media

SCImago Journal & Country Rank
0.6
 
 
22nd percentile
Powered by  Scopus
ISSN
ROAD
Diadorim
DOAJ
DRJI
GeoRef
Google Scholar
Latindex
Oasisbr
Twitter
Instagram
Facebook
 Except where otherwise noted, content on this site is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license.