Sensoriamento Remoto e Componentes Limnológicos na Caracterização de Lagoas do Pantanal da Nhecolândia, Mato Grosso do Sul

Authors

  • Ana Paula Garcia Oliveira Universidade de Guarulhos, Programa de Pós-graduação em Análise Geoambiental, Praça Tereza Cristina, nº 88, Centro, 07023-070, Guarulhos, São Paulo, SP, Brasil.
  • Jonas de Sousa Correa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geograia, Laboratório de Geoprocessamento para Aplicações Ambientais, Unidade 7A, Cidade Universitária, s/n, 79070-900, Campo Grande, MS, Brasil.
  • Maria Lúcia Ribeiro Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geograia, Laboratório de Geoprocessamento para Aplicações Ambientais, Unidade 7A, Cidade Universitária, s/n, 79070-900, Campo Grande, MS, Brasil.
  • Bruna Semler de Almeida Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geograia, Laboratório de Geoprocessamento para Aplicações Ambientais, Unidade 7A, Cidade Universitária, s/n, 79070-900, Campo Grande, MS, Brasil.
  • Camila Leonardo Mioto Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Rondonópolis, Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas, Laboratório de Geoprocessamento, MT 270 km 06, 78735-901, Sagrada Família, Rondonópolis, MT, Brasil.
  • Edilce do Amaral Albrez Universidade de São Paulo, Rua do Lago, 562, 05508-080, São Paulo, SP, Brasil.
  • Normandes Matos da Silva Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Rondonópolis, Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas, Laboratório de Geoprocessamento, MT 270 km 06, 78735-901, Sagrada Família, Rondonópolis, MT, Brasil.
  • Antonio Conceição Paranhos Filho Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geograia, Laboratório de Geoprocessamento para Aplicações Ambientais, Unidade 7A, Cidade Universitária, s/n, 79070-900, Campo Grande, MS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.11137/2017_3_159_169

Keywords:

sensoriamento remoto, baía, salina, limnologia

Abstract

A limnologia aplicada a pesquisas em áreas inundáveis vem crescendo no Brasil. Nesse sentido, esta pesquisa buscou associar dados de sensoriamento remoto e variáveis limnológicas obtidas em campo para distinguir as lagoas no Pantanal da Nhecolândia, região a qual apresenta um sistema lacustre vasto e variado, com lagoas do tipo baías e salinas. Foram coletadas 32 amostras distribuídas em 31 lagoas e um ponto no Rio Negro, ao longo de duas campanhas de campo realizadas em agosto/2012 e setembro/2013, no período de seca do Pantanal. As variáveis estudadas foram: salinidade total (PPT), pH, alcalinidade e dureza. Para a diferenciação das lagoas em baías e salinas, gerouse um banco de dados em ambiente SIG (sistemas de informações geográicas), onde foram associadas as variáveis limnológicas obtidas à imagem do satélite ALOS, sensor AVNIR-2 (IBGE, 2008), na composição falsa-cor R4G2B3. Como resultados, das lagoas amostradas, 20 foram classiicadas em baías e 11 em salinas. A utilização das imagens ALOS AVNIR-2 mostraram-se importantes para estudos relacionados à biodiversidade e conservação do Pantanal, por permitirem diferenciar sistemas lacustres no Pantanal e otimizar os trabalhos de campo, que costumam ser dispendiosos em termos de tempo e recursos financeiros.

Published

2019-07-30

Issue

Section

Article