Novos Sítios Fossilíferos da Formação Romualdo, Cretáceo Inferior, Bacia do Araripe, Exu, Pernambuco, Nordeste do Brasil

Authors

  • Rudah Ruano Cavalcanti Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Tecnologia e Geociências, Departamento de Geologia, Av. Acadêmico Hélio Ramos, s/n, 50740-530, Cidade Universitária, Recife, PE, Brasil.
  • Alcina Magnólia Franca Barreto Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Tecnologia e Geociências, Departamento de Geologia, Av. Acadêmico Hélio Ramos, s/n, 50740-530, Cidade Universitária, Recife, PE, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.11137/2018_1_05_14

Keywords:

Peixes, Pterosauria, Chelonia, Novos sítios, Associação fossilífera

Abstract

Aqui são apresentados antigos e novos sítios fossilíferos da Formação Romualdo, Albiano da Bacia do Araripe, no município de Exu, Pernambuco, Nordeste do Brasil, com o levantamento da sua diversidade fossilífera, com ênfase em paleovertebrados. Foram estudadas sete localidades da porção sudoeste da Bacia Sedimentar do Araripe, sendo identificados 16 táxons de paleovertebrados, incluindo peixes: Vinctifer comptoni, Rhacolepis buccalis, Calamopleurus cylindricus, Cladocyclus gardneri, Neoproscinetes penalvai, Paraelops cearenses, Tharrhias araripis, Notelops brama, Araripelepdotes temnurus, Brannerion sp. e Beurlenichthys ouricuriensis; pterossauros Anhangueridae e quelônios (Araripemys barretoi). A Paleofauna de vertebrados da Formação Romualdo vem sendo estudada desde 1800, é reconhecida internacionalmente como Fossillagerstätte. Porém, a região pernambucana da bacia carece de estudos sistemáticos, quando comparada com a região cearense, daí vem a necessidade de registrar as ocorrências de sítios e diversidade fossilífera, contribuindo com o conhecimento da paleontologia de vertebrados na porção sudoeste da Bacia do Araripe e ampliando os acervos paleontológicos do estado de Pernambuco.

Published

2019-09-09

Issue

Section

Article