Mapeamento das Áreas de Vulnerabilidade Ambiental e Natural do Município de Tibau-RN

Authors

  • Débora Nogueira Lopes Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais, Campus Universitário Central, Rua Professor Antônio Campos, s/n, BR 110, km 48, Bairro Costa e Silva, Mossoró, RN, Brasil.
  • Alfredo Marcelo Grigio Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais, Campus Universitário Central, Rua Professor Antônio Campos, s/n, BR 110, km 48, Bairro Costa e Silva, Mossoró, RN, Brasil.
  • Maykon Targino da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais, Campus Universitário Central, Rua Professor Antônio Campos, s/n, BR 110, km 48, Bairro Costa e Silva, Mossoró, RN, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.11137/2018_1_80_88

Keywords:

Zona litorânea, Dinâmica, Vulnerabilidade

Abstract

As atividades desenvolvidas em uma parcela do solo podem trazer riscos e gerar danos inconvenientes para as propriedades vizinhas, daí a necessidade de conhecimento dos processos que operam em uma região. Hoje a zona litorânea pode ser definida como uma zona de múltiplos usos, com variadas formas de ocupação do solo: industrialização e urbanização, crescimento urbano, favelização e casas de veraneio circunscrevem o processo de ocupação da zona costeira do Brasil. E é nesse contexto ambiental que está inserida a área de estudo, o Município de Tibau, localizado no litoral setentrional do estado do Rio Grande do Norte, na qual ocorreram os estudos integrados sobre a paisagem buscando reconhecer a sua estrutura e a dinâmica. Contribuindo para a percepção das relações entre homem e o meio, tendo em vista, principalmente, a ação de planejamento buscando analisar o meio ambiente na sua forma mais ampla, isto é, focar na análise das estruturas dos ambientes naturais e sociais, com vista a avaliar suas vulnerabilidades natural e ambiental.

Published

2019-09-09

Issue

Section

Article