Implicações Cronoestratigráficas Sobre a Diversidade dos Gêneros Deunffia e Domasia no Siluriano da Bacia do Amazonas

Authors

  • Tereza Regina Machado Cardoso Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Geologia, Departamento de Estratigrafia e Paleontologia, Rua São Francisco Xavier, 524, Bloco A, Sala 2032, 20559-900, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • João Carlos Nunes da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Geologia, Programa de Pós-Graduação em Análise de Bacias e Faixas Móveis, Rua São Francisco Xavier, 524, 20559-900, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Gustavo Prado de Oliveira Martins Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Geologia, Programa de Pós-Graduação em Análise de Bacias e Faixas Móveis, Rua São Francisco Xavier, 524, 20559-900, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Consuelo Lima Navarro de Andrade Universidade Federal da Bahia, Instituto de Geociências, Rua Barão de Jeremoabo, s/n, Campus Universitário de Ondina, 40170-020, Salvador, BA, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.11137/2018_1_89_99

Keywords:

Bacia do Amazonas, Formação Pitinga, Siluriano, Cronoestratigrafia, Deunffia, Domasia

Abstract

Este estudo refere-se a análise palinológica de amostras de poços cedidas pela Petrobras e Eletronorte, que tem sua totalidade posicionada no âmbito estratigráfico do Grupo Trombetas, composto da base para o topo pelas formações Autás-Mirim (arenitos e folhelhos neríticos neo-ordovicianos), Nhamundá (arenitos neríticos e depósitos glaciogênicos do Llandovery e Wenlock inferior), Pitinga (folhelhos e diamictitos marinhos do Llandovery superior e Ludlow inferior) e Manacapuru (arenitos e pelitos neríticos do Pridoli superior ao Lochkoviano inferior). Essa sequência sedimentar registra três episódios glaciais curtos durante o Siluriano, na Formação Nhamundá (Aeroniano inferior, Aeroniano superior ao Telychiano inferior e Telychiano superior ao Wenlock inferior). Este estudo tem por objetivo registrar a distribuição estratigráfica da diversidade dos gêneros de acritarcos Deunffia e Domasia no Siluriano em pelitos da Formação Pitinga, Bacia do Amazonas, bem como sua importância como fósseis guia, já que os mesmos se tem apresentado como excelentes indicadores cronoestratigráficos mundiais para o intervalo Llandovery/Wenlock. Sua larga distribuição geográfica e restrita ocorrência durante o Siluriano possibilitam, mundialmente, precisas datações e correlações de sequências marinhas com esses microfósseis de composição orgânica dominantes no Paleozoico.

Published

2019-09-09

Issue

Section

Article