Avaliação da Qualidade dos Solos nas Proximidades do Aterro de Resíduos Sólidos em Pirapozinho, SP
DOI:
https://doi.org/10.11137/2018_1_203_211Keywords:
Inventário cartográfico, Aterro sanitário, Qualidade do soloAbstract
Este trabalho tem por objetivo avaliar a qualidade do solo ao entorno do aterro de resíduos sólidos do município de Pirapozinho, São Paulo. A contribuição deste estudo está em apresentar resultados que auxiliem na discussão da abrangência dos efeitos poluidores da disposição inadequada de resíduos nas camadas superficiais do solo. A área de estudo é a bacia hidrográfica do alto curso do rio Pirapozinho, onde se encontra o referido aterro. A metodologia é composta das seguintes etapas: 1) inventário cartográfico da área para a caracterização local, voltando-se para o reconhecimento da distribuição dos solos na bacia; 2) levantamento de campo para a coleta de amostras de solo nas proximidades do aterro nas camadas de 20 a 50 cm, e realização de análises laboratoriais química e física para avaliação do solo. Os resultados demonstraram que a qualidade física e química dos solos ao redor do aterro foram alteradas, com mudança notável no tamanho do grão por concentrações incomuns de silte, e com alteração dos teores de macro e micronutrientes. Mg e Ca, ultrapassaram os valores recomendados para a fertilidade adequada de solos em todas as amostras, enquanto Fe, Cu, Zn e P apresentaram valores discrepantes em todas as amostras, apesar da pequena distância entre cada uma delas. Conclui-se que a alteração das características do solo ao entorno do depósito reforça a necessidade da implementação de cuidados específicos para a operação desse aterro, incluindo um monitoramento constante da área vizinha, e que um projeto de recuperação da área após o encerramento das atividades seja considerado.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2019-09-09
How to Cite
Osco, L. P. (2019) “Avaliação da Qualidade dos Solos nas Proximidades do Aterro de Resíduos Sólidos em Pirapozinho, SP”, Anuário do Instituto de Geociências. Rio de Janeiro, BR, 41(1), pp. 203–211. doi: 10.11137/2018_1_203_211.
Issue
Section
Article
License
This journal is licensed under a Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0, which permits use, distribution and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.











