Avaliação da Condutividade Hidráulica das Unidades Geológico-Geotécnicas de Santa Maria (RS) com a Utilização de Piezômetros

Authors

  • Rinaldo J.B. Pinheiro Universidade Federal de Santa Maria, Pós-Graduação em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia, Cidade Universitária, Av. Roraima, 1000,97100-900, Santa Maria, RS.
  • Andréa Valli Nummer Universidade Federal de Santa Maria, Pós-Graduação em Geografia, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Cidade Universitária, Av. Roraima, 1000, 97100-900, Santa Maria, RS
  • Magnos Baroni Universidade Federal de Santa Maria, Pós-Graduação em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia, Cidade Universitária, Av. Roraima, 1000,97100-900, Santa Maria, RS.
  • Ildomar Tavares Schneider Universidade Federal do PAMPA, Rua Luiz Joaquim de Sá Brito - Promorar, s/n, 97650-000, Itaqui – RS.

DOI:

https://doi.org/10.11137/2018_1_212_221

Keywords:

Condutividade hidráulica, Permeabilidade, Piezômetros

Abstract

Determinou-se a condutividade hidráulica saturada das Unidades Geotécnicas sedimentares de Santa Maria/RS, utilizando a técnica de piezômetro de Casagrande. Essa técnica foi empregada para resolver problemas de alteração da estrutura, amolgamento, fuga lateral da água e variabilidade de resultados obtidos através de outros métodos descritos na literatura. As Unidades Geotécnicas mostraram diferentes valores de condutividade hidráulica que ocorrem, principalmente, pela variação granulométrica, cimentação e estruturas sedimentares desses materiais. Valores baixos de condutividade hidráulica foram obtidos para a Formação Santa Maria (exceto Arenito Basal) e mais elevados, para Depósitos Coluvionares e Fluviais. Os procedimentos adotados para os ensaios foram satisfatórios em relação ao tempo de ensaio e valores obtidos, confirmando e quantificando as informações contidas na Carta Geotécnica de Santa Maria (RS). Os resultados mostram que, em termos ambientais e hidrogeológicos, a infiltração de águas nos aquíferos apresenta diferentes condições de recarga, o que deve ser considerado na avaliação e na gestão das reservas de águas subterrâneas da região.

Published

2019-09-09

Issue

Section

Article