Ambiente de Sedimentação da Formação Brejo Santo, Jurássico Superior da Bacia do Araripe, Brasil

Authors

  • Bruno Gonçalves Vieira de Melo Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, Instituto de Geociências, Departamento de Geologia, Avenida Athos da Silveira Ramos, 274, Bloco F, Ilha do Fundão – Cidade Universitária, Rio de Janeiro, RJ, 21949-900, Brasil.
  • Ismar de Souza Carvalho Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, Instituto de Geociências, Departamento de Geologia, Avenida Athos da Silveira Ramos, 274, Bloco F, Ilha do Fundão – Cidade Universitária, Rio de Janeiro, RJ, 21949-900, Brasil.
  • Luiz Carlos Bertolino Centro de Tecnologia Mineral, Avenida Pedro Calmon, 900, Ilha do Fundão, Cidade Universitária, Rio de Janeiro, RJ, 21941-908, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.11137/2018_1_265_282

Keywords:

Interpretação paleoambiental, Sistema fluvial meandrante, Planície de inundação

Abstract

Através das análises litofaciológica e mineralógica dos afloramentos, foi realizada a interpretação paleoambiental para a Formação Brejo Santo, Jurássico Superior da Bacia do Araripe. Foram definidas três litofácies areníticas, uma carbonática e seis lutíticas, interpretadas como pertencentes a sistema fluvial meandrante. O predomínio de litofácies lutíticas de camadas vermelhas (red beds) evidencia a deposição em corpos d’água rasos de planície de inundação, devido às condições oxidantes, sujeitos a alta evaporação em clima árido a semi-árido, associados a momentos esporádicos de inundação fluvial (litofácies areníticas) devido ao extravasamento do canal principal em períodos de cheia. A presença recorrente de carbonato sugere que os corpos d’água eram salobros. O estudo mineralógico dos argilominerais revela mudanças de condições úmidas (presença de caulinita), na base, para condições predominantemente áridas a semi-áridas no topo, confirmada pela ocorrência mineralógica em associação de calcita, dolomita e palygorskita.

Published

2019-09-09

Issue

Section

Article