Simulação dos Níveis Freáticos em Poço Tubular Localizado em Aquífero Livre: uma Comparação de Técnicas Preditivas

Thiago Boeno Patricio Luiz, Thomas Schröder, José Luiz Silvério da Silva

Abstract


A utilização de modelos autorregressivos para a predição e preenchimento de falhas a partir de uma série histórica de dados vem, notadamente, crescendo dentro da ciência hidrológica, especialmente para as atividades que envolvem o estudo de balanço hídrico e o gerenciamento da demanda hídrica em bacias hidrográficas. Este trabalho teve como objetivo examinar e comparar o uso potencial de diferentes técnicas preditivas em modelos autorregressivos para a simulação dos níveis freáticos em um poço tubular localizado em aquífero livre no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Foram utilizados métodos Autorregressivos e de Médias Móveis (ARMA), Máquinas de Vetores de Suporte (MVS) e Redes Neurais Artificiais (RNA), buscando-se analisar o desempenho dessas metodologias para a simulação de níveis da água subterrânea em escala horária e diária. Para tanto, utilizaram-se séries históricas de nível estático e de precipitação pluviométrica, coletadas a cada hora por meio de uma estação de monitoramento automática com data logger. A metodologia baseada em Redes Neurais Artificiais apresentou a melhor performance, evidenciada pelo Coeficiente de Nash-Sutcliffe (CNS) na ordem de 0,99 na escala horária e, na ordem de 0,84 para a escala diária. A etapa de análise dos resíduos demonstrou a pequena margem de erro alcançada, permitindo validar o modelo para práticas e estudos em séries temporais de água subterrânea.

Keywords


Água subterrânea; Modelagem hidrológica; Autorregressivo de Médias Móveis; Máquinas de Vetores de Suporte; Redes Neurais Artificiais



DOI: https://doi.org/10.11137/2018_3_227_238

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Indexers and Bibliographic Databases

Social Media

SCImago Journal & Country Rank
0.6
 
 
22nd percentile
Powered by  Scopus
ISSN
ROAD
Diadorim
DOAJ
DRJI
GeoRef
Google Scholar
Latindex
Oasisbr
Twitter
Instagram
Facebook
 Except where otherwise noted, content on this site is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license.