Qualidade da Cobertura Vegetal em Áreas de Preservação Permanente de Nascentes

Dhonatan Diego Pessi, Patrícia Karina Barbosa Ereio, Gustavo Benedito Medeiros Alves, Alecsandra Pazza Martarello, Simoni Maria Loverde-Oliveira

Abstract


O presente trabalho objetivou classificar as diferentes classes de uso da terra e cobertura vegetal na bacia do córrego Grande e quantificar o estado de preservação da vegetação no entorno das nascentes do córrego Grande, pertencente a bacia do Ponte de Pedra (Rondonópolis-MT). A classificação dos usos da terra foi realizada no ArcGIS 10.5 e o diagnóstico do grau de preservação das APPs de nascentes, deu-se a partir do mapa gerado do uso da terra e aplicado o indice Kappa. O cultivo temporário (58%), área descoberta (16%) e florestal (15%) predominaram entre as classes de uso da terra e cobertura vegetal. Entre as 35 nascentes, 23 estão excelentes em relação a vegetação no entorno, três muito boa, três boa, três razoável, uma ruim, e duas péssima, onde a agropecuária é a que mais avança sobre as APPs das nascentes. A localização e quantificação dos usos da terra nas nascentes é uma forte ferramenta no planejamento e manejo dessas áreas.

Keywords


Manejo de nascentes; Bacia Ponte de Pedra; Usos da terra



DOI: https://doi.org/10.11137/2018_3_270_280

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Indexers and Bibliographic DatabasesFollow us
SCImago Journal & Country Rank
ISSN
ROAD
Clarivate
Diadorim
DOAJ
DRJI
GeoRef
Google Scholar
Latindex
REDIB
Twitter
Facebook
All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International Public License (CC BY-NC 4.0).