Significado Tectônico de Padrões de Lineamentos na Porção Emersa das Bacias Marginais do Sudeste do Brasil e Áreas de Embasamento Adjacentes

Thaís Coelho Brêda, Claudio Limeira Mello, Anderson Moraes

Abstract


O presente trabalho tem como objetivo analisar, em escala 1:500.000, padrões de lineamentos em uma ampla área na margem continental emersa do Sudeste do Brasil, visando discutir o significado tectônico destas feições. Para o desenvolvimento do estudo, os lineamentos foram extraídos sobre hillshades gerados a partir de Modelo Digital de Elevação (MDE) SRTM/NASA, e classificados quanto à orientação e ao comprimento. Com base nesta classificação e na análise de densidade, foram definidos compartimentos estruturais, reunidos em dois domínios principais: o Domínio do Embasamento e o Domínio dos Depósitos Cenozoicos. As maiores densidades de lineamentos ocorrem no Domínio do Embasamento, em especial ao longo da região próxima ao limite com o Domínio dos Depósitos Cenozoicos, sugerindo tratar-se de uma zona de fraqueza relacionada às bordas elevadas das bacias marginais. Os lineamentos (especialmente as feições iguais ou maiores que 10 km) refletem, de uma forma geral, a configuração estrutural do embasamento proterozoico-eopaleozoico, com maior concentração de lineamentos NE-SW na porção sul da área, enquanto os lineamentos aproximadamente N-S ocorrem de forma mais expressiva na porção norte, associando-se à configuração estrutural respectivamente das faixas Ribeira e Araçuaí. Destacam-se também, na porção norte da área, feições associadas ao Feixe de Lineamentos Colatina. Os padrões de distribuição das feições menores que 10 km não apresentam a mesma influência da estruturação do embasamento, como pode ser interpretado pela alta concentração destes lineamentos com orientação NE-SW na porção norte da área de estudo e a presença de feixes de orientação aproximadamente N-S na porção sul da área. Estes padrões podem ser principalmente relacionados à evolução mesozoica da margem continental, à configuração do Rift Continental do Sudeste do Brasil e a reativações neotectônicas. Os lineamentos NW-SE e E-W ocorrem em conjuntos que atravessam a área de estudo de forma contínua, desde o Domínio do Embasamento até o Domínio dos Depósitos Cenozoicos, com forte representação sobre os depósitos da Formação Barreiras, sendo associados a estruturas neotectônicas.

Keywords


Lineamentos; Neotectônica; Sudeste do Brasil



DOI: https://doi.org/10.11137/2018_3_305_318

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Indexers and Bibliographic Databases

Social Media

SCImago Journal & Country Rank
0.6
 
 
22nd percentile
Powered by  Scopus
ISSN
ROAD
Diadorim
DOAJ
DRJI
GeoRef
Google Scholar
Latindex
Oasisbr
Twitter
Instagram
Facebook
 Except where otherwise noted, content on this site is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license.