Petrografia e Litogeoquímica dos Maciços Massangana, São Carlos e Caritianas Pertencentes aos Granitos mais Jovens da Província Estanífera de Rondônia

Beatriz Pereira Debowski, Anderson Costa dos Santos, Werlem Holanda dos Santos, Mauro César Geraldes

Abstract


A Suíte Intrusiva Rondônia (990 a 998 Ma) é representada por um magmatismo tipo-A rapakivítico que ocorreu no SW do Cráton Amazonas com mineralizações em Sn, Nb, Ta, W e topázio associadas. Este estudo apresenta dados petrográficos e litogeoquímicos dos Maciços Massangana, São Carlos e Caritianas, integrantes da Suíte Intrusiva Rondônia com o objetivo de caracterizar a petrografia e geoquímica destes maciços para melhor compreender sua evolução magmática. As amostras analisadas são granitoides de granulação grossa a muito grossa, por vezes porfiríticas. Também ocorrem com frequência microgranitos, intrudidos na forma de diques e enclaves. A mineralogia principal é composta por quartzo, k-feldspato (microclínio e/ou ortoclásio), plagioclásio intersticial, biotita e/ou hornblenda. Como minerais acessórios são descritos principalmente zircão, titanita e minerais opacos, além de fluorita e allanita de forma mais restrita. Quimicamente são classificadas como granitos do tipo-A, metaluminosos a fracamente peraluminosos de ambiente intraplaca e do tipo A2 reduzidos. Apresentam anomalias negativas acentuadas em Ba, Sr e Ti, além de enriquecimento em Rb e Th com relação a Ta e Nb e em Ce e Sm com relação aos demais elementos, características típicas de granitos do tipo-A formados em ambiente anorogênico na fase de estabilização do Cráton Amazonas.

Keywords


Suíte Intrusiva Rondônia; Granito Tipo A; A2 reduzido; Província Estanífera de Rondônia; Petrografia; Litogeoquímica



DOI: https://doi.org/10.11137/2018_3_395_412

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Indexers and Bibliographic DatabasesFollow us
SCImago Journal & Country Rank
ISSN
ROAD
Clarivate
Diadorim
DOAJ
DRJI
GeoRef
Google Scholar
Latindex
REDIB
Twitter
Facebook
All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International Public License (CC BY-NC 4.0).