Geoquímica de Sedimentos da Confluência das Bacias Hidrográficas Baixo Jacuí e Vacacaí-Mirim, Caçapava do Sul-RS: Implicações para Proveniência e Intemperismo Químico

Cristiane Heredia Gomes, Delia del Pilar Montecinos de Almeida, Diogo Gabriel Sperandio

Abstract


Este artigo apresenta os primeiros dados geoquímicos detalhados dos sedimentos e rochas do arroio do Salso na confluência das bacias hidrográficas Baixo Jacuí e Vacacaí-Mirim, em Caçapava do Sul – RS, buscando compreender a extensão do intemperismo químico e proveniência das frações siliciclásticas, e discutir as relações entre fontes autóctones e os processos geoquímicos do ambiente. Os diagramas A-CN-K, A-CNK-FM sugerem que a maioria dos sedimentos fluviais foi derivada de rochas félsicas, que incluem os granitóides do Complexo Granítico Caçapava do Sul (CGCS). Os índices calculados de intemperismo químico, como Chemical Index of Alteration (CIA) e o Plagioclase Index of Alteration (PIA) associados a quantidade de Sr indicam intemperismo moderado e perda de álcalis para os sedimentos fluviais. Características geoquímicas, representadas por elementos maiores, traços, terras raras (ETR) e a mineralogia indicam que a influência de rochas fontes félsicas (p. ex. granitóides) foi dominante nos sedimentos fluviais que derivam do arroio do Salso. Razões e padrões de distribuição e assinaturas geoquímicas indicam que esses sedimentos fluviais são derivados do CGCS em um ambiente em condições alternadas de oxirredução, sendo o enriquecimento de Cu, Pb e Zn natural e associado aos vários depósitos minerais da região.

Keywords


Solo; Geoquímica; Elementos terras raras; Granito



DOI: https://doi.org/10.11137/2018_3_470_482

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Indexers and Bibliographic DatabasesFollow us
SCImago Journal & Country Rank
ISSN
ROAD
Clarivate
Diadorim
DOAJ
DRJI
GeoRef
Google Scholar
Latindex
REDIB
Twitter
Facebook
All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International Public License (CC BY-NC 4.0).