Intervenções Antrópicas na Geomorfologia do Estuário do Rio Capibaribe e seus Reflexos na Sedimentação Recente

Diego de Arruda Xavier, Carlos Augusto França Schettini, Rubens César Lopes Figueira, Elvis Joacir França, Roberto Lima Barcellos

Abstract


O artigo tem como objetivo analisar como a intervenção antrópica na geomorfologia do estuário do rio Capibaribe, com a evolução da cidade do Recife, causou possíveis modificações no padrão de sedimentação recente no baixo e médio estuário do rio Capibaribe-PE. Foram realizados levantamentos de mapas históricos da cidade do Recife junto ao Museu Nacional do Rio de Janeiro, Museu da Prefeitura do Recife, CONDEPE/FIDEM e imagens de satélite do Google Earth. Para identificar as possíveis mudanças no padrão sedimentar foram amostrados dois testemunhos localizados nas regiões do baixo (T2) e médio estuário (T5), no qual, foram submetidas à determinação da taxa de sedimentação pelo método do 210Pb e análises sedimentológicas. O testemunho T2 (158 cm) registrou taxa de sedimentação de 0,45 cm.ano-1 e três fácies sedimentares com características diferentes. A Unidade 1 (anterior a 1812 a 1856) indicou eventos ocorridos antes da primeira grande intervenção antrópica para o baixo estuário. A Unidade 2 (1856-1972) registrou o início das obras de ampliação do Porto do Recife, com incrementos nas porcentagens da fração areia e decréscimos nas porcentagens de lama. Por fim, a Unidade 3 (1972-2012) apresentou a influência antrópica no estuário, com alta sedimentação da fração fina do sedimento. O testemunho do médio estuário (178 cm) registrou taxa de sedimentação de 0,52 cm.ano-1 e quatro unidades com características sedimentares diferentes. A Unidade 1 (anterior a 1812) apresentou características de manguezal. A Unidade 2 (1812-1937) apresentou um leve incremento nas porcentagens de areia, possivelmente associada aos processos de expansão urbana e da monocultura da cana de açúcar. A Unidade 3 (1937-2004) apresentou as maiores porcentagens de areia, reflexo da intensificação dos processos de expansão urbana da cidade. A Unidade 4 (2004-2012) apresentou incrementos na sedimentação de finos, provavelmente consequência dos projetos de reflorestamento de manguezais no estuário realizado pela Prefeitura do Recife. A intervenção antrópica no estuário do rio Capibaribe foi o principal fator que influenciou no registro de diferentes unidades sedimentares no sistema estuarino.

Keywords


Estuário do rio Capibaribe; Granulometria; Intervenção antrópica



DOI: https://doi.org/10.11137/2018_3_492_502

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Indexers and Bibliographic Databases

Social Media

SCImago Journal & Country Rank
0.8
2022CiteScore
 
 
24th percentile
Powered by  Scopus
ISSN
ROAD
Diadorim
DOAJ
DRJI
GeoRef
Google Scholar
Latindex
Oasisbr
Redalyc
Twitter
Instagram
Facebook
 Except where otherwise noted, content on this site is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license.