Filtragem de Dados LiDAR de Área com Relevo Acidentado para Geração de Modelo Digital do Terreno

Authors

  • Rafael Lopes Mendonça Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, Programa de Pós-graduação em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação.
  • José Luiz Portugal Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, Programa de Pós-graduação em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação.

DOI:

https://doi.org/10.11137/2018_3_568_579

Keywords:

Filtragem, Light Detection and Ranging (LiDAR), Modelo Digital do Terreno (MDT)

Abstract

Com o crescente uso dos dados obtidos pelo escaneamento a laser aerotransportado para aquisição de Modelos Digitais, tem-se notado um maior interesse no desenvolvimento de técnicas de filtragens que sejam capazes de gerar, de forma cada vez mais automática, um Modelo Digital do Terreno (MDT). A aplicação dessas técnicas em regiões onde há uma maior variação do relevo e uma diversidade de elementos, tanto naturais quanto artificiais, sobre o terreno dificulta o processo de filtragem. Diante disto, este artigo tem como objetivo propor uma abordagem para a filtragem de dados para geração de MDT de uma região com tais características. Esses dados foram obtidos por escaneamento a laser aerotransportado utilizando Light Detection and Ranging (LiDAR). A área de estudo escolhida corresponde a uma região do bairro do Vasco da Gama, na cidade de Recife, capital Pernambucana. Essa região apresenta, além do relevo acidentado, uma grande concentração de imóveis e a presença de vegetação arbórea e rasteira. Através da análise dos resultados obtidos, pode-se afirmar que os métodos de identificação de bordas baseado na declividade e nos pontos atípicos, ambos utilizando a técnica de preenchimento de polígonos, apresentaram resultado satisfatório quando comparado com os mesmos métodos associados à classificação supervisionada.

Published

2019-10-16

Issue

Section

Article