Caracterização Geológica, Geofísica e Geoquímica do U-Th-K dos Corpos Ígneos da Borda da Sub-Bacia Olinda, Bacia Paraíba, NE Brasil

Authors

  • João Gabriel de Oliveira Topan Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Tecnologia e Geociências, Departamento de Geologia, Programa de Pós-Graduação em Geociências. Sala 325 do Edifício Escolar do CTG Av. da Arquitetura, s/n, Cidade Universitária, 50740-550, Recife-PE.
  • Mário Lima Filho Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Tecnologia e Geociências, Departamento de Geologia, Programa de Pós-Graduação em Geociências. Sala 325 do Edifício Escolar do CTG Av. da Arquitetura, s/n, Cidade Universitária, 50740-550, Recife-PE.
  • Natália Gomes Alves de Souza Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Tecnologia e Geociências, Departamento de Geologia, Programa de Pós-Graduação em Geociências. Sala 325 do Edifício Escolar do CTG Av. da Arquitetura, s/n, Cidade Universitária, 50740-550, Recife-PE.
  • João Adauto Souza Neto Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Tecnologia e Geociências, Departamento de Geologia, Programa de Pós-Graduação em Geociências. Sala 325 do Edifício Escolar do CTG Av. da Arquitetura, s/n, Cidade Universitária, 50740-550, Recife-PE.
  • José Victor Antunes de Amorim Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Tecnologia e Geociências, Departamento de Geologia, Programa de Pós-Graduação em Geociências. Sala 325 do Edifício Escolar do CTG Av. da Arquitetura, s/n, Cidade Universitária, 50740-550, Recife-PE.
  • Diogo Vinícius Santos da Silva Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Tecnologia e Geociências, Departamento de Geologia, 5º andar do Edifício Escolar do CTG Av. da Arquitetura, s/n, Cidade Universitária, 50740-550, Recife-PE.
  • Matheus Henrique Silveira de Lima Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Tecnologia e Geociências, Departamento de Geologia, 5º andar do Edifício Escolar do CTG Av. da Arquitetura, s/n, Cidade Universitária, 50740-550, Recife-PE.

DOI:

https://doi.org/10.11137/2018_3_639_657

Keywords:

Bacia Paraíba, Magmatismo, Geofísica, SRTM

Abstract

O Nordeste do Brasil abrange uma importante parte geotectônica da formação do Brasil, a Província Borborema. Esta província é composta por um conjunto de bacias sedimentares do Cretáceo ao Terciário relacionadas às zonas de cisalhamento do embasamento cristalino e a abertura do paleocontinente Gondwanna. Dentre estas está a Bacia Paraíba (BPb). Essa descrita até o momento como uma bacia meramente sedimentar e fortemente carbonática, pode ter um vulcanismo associado. A presença de corpos ígneos é descrita desde o início dos anos 90. O presente trabalho tem como objetivo o mapeamento dos corpos ígneos próximos a borda da Sub-Bacia Olinda, BPb, utilizando dados aerogeofísicos e petrografia, o mapeamento litogeofísico da área de estudo, assim como o entendimento das estruturas lineares desta sub-bacia, que podem estar relacionadas ao alojamento destes corpos ígneos. Foram descritos diques de direções NE-SW de dacitos pórfiros e diabásios e diques de direção E-W de basaltos. As estruturas lineares indicam dois esforços compressivos principais, um WNW-ESE e outro N-S. A relação estratigráfica dos diques encontrados é compreendida como anterior à deposição da Formação Beberibe.

Published

2019-10-16

Issue

Section

Article