Avaliação das Concentrações de Material Particulado e de Dióxido de Enxofre Registradas na Cidade do Rio de Janeiro entre os Anos de 2000 – 2006 e 2010 – 2014

Authors

  • Rodrigo Mello Universidade Federal do Rio de Janeiro. Programa de Pós Graduação em Meteorologia, Centro de Ciências da Matemática e da Natureza. Av. Athos da Silveira Ramos, 149. Ilha do Fundão, RJ-Brasil.
  • Josiane Loyola da Silva Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente. Rua Afonso Cavalcanti, 455. Cidade Nova, RJ-Brasil.
  • Luiz Francisco Pires Guimarães Maia Universidade Federal do Rio de Janeiro. Programa de Pós Graduação em Meteorologia, Centro de Ciências da Matemática e da Natureza. Av. Athos da Silveira Ramos, 149. Ilha do Fundão, RJ-Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.11137/2018_3_672_679

Keywords:

Material particulado, Dióxido de enxofre, Rio de Janeiro, Qualidade do ar

Abstract

O monitoramento da qualidade do ar tornou-se algo essencial nos grandes centros urbanos do mundo, devido as emissões, tanto de fontes fixas quanto de fontes móveis. No caso do Rio de Janeiro, o maior problema está associado às fontes móveis, devido a composição dos combustíveis, tecnologias dos motores e a idade da frota circulante na cidade. Uma das grandes dificuldades encontradas está relacionada aos dados de inventários de fontes não atualizadas que contribuiriam para melhores avaliações. Assim, este trabalho buscou por meio de análises estatísticas e das concentrações médias de Material Particulado (MP10) e de Dióxido de Enxofre (SO2) registrados nas Estações Centro, São Cristóvão e Tijuca no período entre 2000 – 2006 e 2010 – 2014 compreender a qualidade destes dados, e assim correlacionar estes fatos com as atualizações nas tecnologias dos combustíveis e veículos que circulam na cidade. Os resultados apontam que houve ao longo do período de tempo uma certa diminuição nas concentrações dos poluentes estudados. Porém destacamos o Dióxido de Enxofre que apresentou uma redução em cerca de 40% em sua média anual, possivelmente pelas melhorias implementadas nos combustíveis.

Published

2019-10-16

Issue

Section

Article