Aplicação do Método Eletromagnético Sistema EM-34 Integrado a Dados Estruturais e de Sensoriamento Remoto em um Estudo Hidrogeológico

Maximilian Fries, Marieli Machado Zago, Luciano Soares Cunha

Abstract


A escassez de água doce potável é um problema crescente que a população mundial enfrenta nas grandes metrópoles, mas, também, em localidades situadas em regiões menos habitadas. O uso de metodologias e técnicas rápidas, eficazes e de baixo custo representam a nova fronteira da Ciência. Proporcionam uma otimização na detecção e locação de áreas potenciais para perfuração de poços tubulares ou, até mesmo, pequenas cacimbas rudimentares de pouca profundidade auxiliando comunidades carentes. O uso da geofísica como método de investigação indireto na prospecção de água subterrânea vem ao encontro dessas necessidades. Constitui uma ferramenta eficaz e alternativa aos métodos tradicionais de mapeamento de superfície, muitas vezes limitados em decorrência da ausência de afloramentos ou presença de camadas espessas de solo mascarando fraturas e juntas. A área proposta neste estudo está localizada sobre um aquífero fissurado no município de Caçapava do Sul, Estado do Rio Grande do Sul. Foi empregado o método eletromagnético domínio do tempo (sistema EM-34) integrado a dados estruturais locais e regionais com objetivo de identificar descontinuidades (falhas geológicas) que atuam como acumuladores potenciais de água no local. A metodologia adotada e análise dos resultados obtidos permitiu a detecção de valores significativos de condutividade que possibilitaram a locação de um poço tubular e definição de diferentes níveis de saturação de água associadas às falhas e juntas ao longo dos perfis investigados. Forneceu, também, subsídios para estudos futuros de detalhamento e caracterização da vazão na área.

Keywords


Hidrogeologia; Geofísica; Eletromagnético



DOI: https://doi.org/10.11137/2019_2_126_136

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Indexers and Bibliographic Databases

Social Media

SCImago Journal & Country Rank
0.6
 
 
22nd percentile
Powered by  Scopus
ISSN
ROAD
Diadorim
DOAJ
DRJI
GeoRef
Google Scholar
Latindex
Oasisbr
Twitter
Instagram
Facebook
 Except where otherwise noted, content on this site is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license.