Bloqueios Atmosféricos sobre os Oceanos Pacífico Sudeste e Atlântico Sul: Características Sinótico-Dinâmicas e Termodinâmicas

Monica Cristina Damião Mendes, Maria Regina da Silva Aragão, Magaly de Fatima Correia

Abstract


Utilizando dados diários extraídos da Reanálise do European Centre for Medium Range Weather Forecasts (ERA-Interim), para o período de 1979 a 2015, foram identificados bloqueios atmosféricos e analisados seus aspectos sinótico-dinâmicos e termodinâmicos em dias representativos da evolução temporal dos bloqueios. No período de estudo foram encontrados 296 eventos de bloqueio, dos quais 160 localizaram-se no Pacífico Sudeste (PSE) e 136 restantes no Atlântico Sul (ATL). Dentre os 296 eventos de bloqueio, 31 ocorreram simultaneamente nos dois oceanos (PSE-ATL), um percentual de cerca de 10%. Seis desses eventos, cuja duração foi superior a 13 dias, foram classificados como bloqueios de duração máxima e analisados, sendo dois no PSE (1986 e 2002), dois no ATL (1984 e 1995) e dois no PSE-ATL (2004 e 2014). A incursão de baixa entropia em latitudes médias e ao sul do continente sul-americano foi encontrada em dias antecedentes à formação dos bloqueios. Os valores mínimos de entropia ficaram concentrados nas latitudes altas no final do bloqueio e dias posteriores. Essa incursão em latitudes médias é acompanhada também por incursão da vorticidade potencial polar em altos níveis na direção do equador, e por um gradiente norte-sul da temperatura potencial equivalente, em dias anteriores à formação dos bloqueios. Na periferia da alta de bloqueio, movimentos meridionais sul-sudoeste no setor leste, e movimentos meridionais norte-noroeste no setor oeste, dos altos aos baixos níveis da troposfera, intensificam a circulação da alta de bloqueio, favorecendo uma condição barotrópica equivalente na região bloqueada.

Keywords


Eventos de bloqueio; Entropia; Temperatura potencial equivalente



DOI: https://doi.org/10.11137/2019_2_309_324

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Indexers and Bibliographic DatabasesFollow us
SCImago Journal & Country Rank
ISSN
ROAD
Clarivate
Diadorim
DOAJ
DRJI
GeoRef
Google Scholar
Latindex
REDIB
Oasisbr
Twitter
Instagram
Facebook
All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International Public License (CC BY-NC 4.0).