Quantificação do Volume de Minérios em Pilha a Partir da Integração e Comparação Topografia/ Fotogrametria
DOI:
https://doi.org/10.11137/2019_1_301_307Palavras-chave:
Mineração, Topografia, Fotogrametria, Câmara de baixo custo, Volume mineralResumo
A mineração é constituída por processos, atividades e indústrias que possuem o objetivo de extrair substâncias minerais a partir de depósitos a céu aberto, minas subterrâneas, entre outros. Atualmente no Brasil, os minerais que se destacam pela extração são os metálicos, como o ferro, o manganês e a bauxita e em menor escala o ouro, o cobre e o nióbio. As extrações desses minerais são à base da indústria mineradora brasileira, sendo Minas Gerais o estado onde se encontra a maior parte delas. O cálculo do volume do minério é de grande importância para qualquer mineradora, pois a partir desse cálculo é possível decidir qual será o melhor emprego dos materiais produzidos. O minério, após o processo de extração, é depositado em pilhas para posterior beneficiamento. O objetivo deste artigo foi mensurar e comparar o cálculo do volume das pilhas a partir da integração entre técnicas topográficas e fotogramétricas, utilizando dados obtidos por medições planialtimétricas coletadas com uma estação total e por fotogrametria terrestre, onde imagens da pilha foram coletadas por câmera fotográfica não métrica de baixo custo. Em prossecução realizou-se o cálculo do erro relativo percentual, resultando em um erro de 0,184% do levantamento fotogramétrico em relação ao levantamento topográfico.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-12-01
Como Citar
Coelho, M. de O., Martins, G. D. e Gallis, R. de A. B. (2019) “Quantificação do Volume de Minérios em Pilha a Partir da Integração e Comparação Topografia/ Fotogrametria”, Anuário do Instituto de Geociências. Rio de Janeiro, BR, 42(1), p. 301–307. doi: 10.11137/2019_1_301_307.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os artigos publicados nesta revista se encontram sob a llicença Creative Commons — Atribuição 4.0 Internacional — CC BY 4.0, que permite o uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, contanto que o trabalho original seja devidamente citado.













Exceto onde indicado de outra forma, o conteúdo deste site é licenciado sob uma licença