O Estado da Arte das Pesquisas Sobre Chonetoidea (Brachiopoda) do Devoniano da Bacia do Paraná, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11137/2019_1_329_335Keywords:
Chonetoidea, Histórico das pesquisas, Formações Ponta Grossa e São Domingos, Bacia do ParanáAbstract
Atualmente no Devoniano da Bacia do Paraná apenas duas espécies da superfamília Chonetoidea são reconhecidas formalmente: Australostrophia mesembria (Clarke, 1913) e Pleurochonetes falklandicus (Morris & Sharpe,1846). Contudo, em outras localidades abrangidas igualmente pela Província Malvinocáfrica, a diversidade desta superfamília é significativamente maior. No presente artigo fez-se um estado da arte do estudo de Chonetoidea na Bacia do Paraná, com o intuito de compreender os motivos desta aparente baixa diversidade na referida bacia. Percebeu-se que embora já faça mais de um século desde os primeiros relatos, poucos estudos formais, tratando do tema, foram publicados até o presente momento. Este fato parece refletir na baixa diversidade registrada, tendo em vista que resultados obtidos em trabalhos não considerados publicações formais, tais como dissertações e teses, sugerem uma maior variedade de táxons. Portanto, concluiu-se que mais estudos formais, abordando este tema, são necessários a fim de caracterizar a real diversidade de Chonetoidea na Bacia do Paraná, contribuindo para um melhor entendimento da Província Malvinocáfrica como um todo.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2019-12-01
How to Cite
Videira-Santos, R. and Scheffler, S. M. (2019) “O Estado da Arte das Pesquisas Sobre Chonetoidea (Brachiopoda) do Devoniano da Bacia do Paraná, Brasil”, Anuário do Instituto de Geociências. Rio de Janeiro, BR, 42(1), pp. 329–335. doi: 10.11137/2019_1_329_335.
Issue
Section
Article
License
This journal is licensed under a Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0, which permits use, distribution and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.











