Caracterização Fotoestratigráfica e Petrofaciológica dos Cordões Arenosos Litorâneos do Delta do Rio Paraíba do Sul, RJ

Luís Fernando Silveira, Leonardo Borghi, Silvia Regina de Medeiros, Jane Nobre Lopes, Bruno Rafael de Carvalho Santos, Douglas Rosa da Silva

Abstract


O estudo do delta holocênico do rio Paraíba do Sul (RJ) a partir da interação de dados fotoestratigráficos, texturais e de minerais pesados, permitiu a delineação de petrofácies relacionadas a diversas rochas-fonte e processos sedimentares. A região do delta foi separada em planícies norte e sul, tendo o rio como referencial. A planície sul foi dividida em setores Sul 1, adjacente ao rio, e Sul 2, no extremo sul do delta. Os atributos fotoestratigráficos permitiram a identificação na planície norte de quinze fotossequências com onlaps S-N e poucos truncamentos erosivos. Na planície sul foram identificadas trinta fotossequências com onlaps dominantemente N-S e truncamentos erosivos SW-NE. O setor Sul 2 apresenta onlaps de direções variadas, truncamentos erosivos NW-SE e fonte sedimentar diferenciada, possivelmente relacionada a áreas ao sul do delta, enquanto a planície norte e o setor Sul 1 foram alimentados principalmente pela ação do rio e sua interação com correntes de deriva litorânea. Uma importante feição aproximadamente N-S é visível em todo delta e reflete um evento erosivo maior associado a um possível processo regressivo. Também foi possível delinear a ocorrência temporal do predomínio de contribuição de diferentes rochas-fonte e agentes deposicionais, sintetizadas nas petrofácies estabelecidas.

Keywords


Fotoestratigrafia; Minerais pesados; Holoceno



DOI: https://doi.org/10.11137/2019_1_536_553

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Indexers and Bibliographic DatabasesFollow us
SCImago Journal & Country Rank
ISSN
ROAD
Clarivate
Diadorim
DOAJ
DRJI
GeoRef
Google Scholar
Latindex
REDIB
Oasisbr
Twitter
Instagram
Facebook
All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International Public License (CC BY-NC 4.0).