A Importância da Contextualização de Conhecimentos e da Transposição Didática para a Educação Geológica: Experiências em Cursos de Formação Continuada de Professores no Território do Geoparque Costões e Lagunas do Estado do Rio de Janeiro - RJ

Vitor Manoel Rodrigues do Nascimento, Cícera Neysi de Almeida, Kátia Leite Mansur, Dafne Alves Ribeiro da Rosa, Mariany Marques de Souza, Marcus Felipe Emerick Soares Cambra

Abstract


O Geoparque Costões e Lagunas do Estado do Rio de Janeiro é um território de cerca de 11.000km2 nos litorais leste e norte deste estado. Possui um notável patrimônio geológico com um grande potencial para uso educativo. Este trabalho aborda a importância dos conceitos de contextualização dos conhecimentos e da transposição didática para a construção de um programa de educação geológica para aquele território. Esses conceitos foram aplicados em cursos de formação continuada realizados em cinco municípios, para um público formado por professores de diferentes disciplinas: Ciências, Geografia e História, principalmente. Os resultados ratificaram a importância dos conceitos, priorizando as experiências e construções educativas em geoparques.

Keywords


Educação geológica; Geoparques; Contextualização; Transposição didática



DOI: https://doi.org/10.11137/2019_1_603_617

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

SCImago Journal & Country Rank
Associado Diadorim Associado Latindex ROAD ISSN REDIB ISSN Google Acadêmico DRJI DOAJ GeoRef Clarivate

ISSN 0101-9759 e-ISSN 1982-3908