A Importância da Contextualização de Conhecimentos e da Transposição Didática para a Educação Geológica: Experiências em Cursos de Formação Continuada de Professores no Território do Geoparque Costões e Lagunas do Estado do Rio de Janeiro - RJ
Abstract
O Geoparque Costões e Lagunas do Estado do Rio de Janeiro é um território de cerca de 11.000km2 nos litorais leste e norte deste estado. Possui um notável patrimônio geológico com um grande potencial para uso educativo. Este trabalho aborda a importância dos conceitos de contextualização dos conhecimentos e da transposição didática para a construção de um programa de educação geológica para aquele território. Esses conceitos foram aplicados em cursos de formação continuada realizados em cinco municípios, para um público formado por professores de diferentes disciplinas: Ciências, Geografia e História, principalmente. Os resultados ratificaram a importância dos conceitos, priorizando as experiências e construções educativas em geoparques.
Keywords
Educação geológica; Geoparques; Contextualização; Transposição didática
Full Text:
PDF (Português (Brasil))DOI: https://doi.org/10.11137/2019_1_603_617
Refbacks
- There are currently no refbacks.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Indexers and Bibliographic Databases | Social Media | |
---|---|---|
![]() |