A Importância da Contextualização de Conhecimentos e da Transposição Didática para a Educação Geológica: Experiências em Cursos de Formação Continuada de Professores no Território do Geoparque Costões e Lagunas do Estado do Rio de Janeiro - RJ

Authors

  • Vitor Manoel Rodrigues do Nascimento Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, Instituto de Geociências, Programa de Pós-Graduação em Geologia, Avenida Athos da Silveira Ramos, 274, 21.941-916, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Cícera Neysi de Almeida Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, Instituto de Geociências, Programa de Pós-Graduação em Geologia, Avenida Athos da Silveira Ramos, 274, 21.941-916, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Kátia Leite Mansur Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, Instituto de Geociências, Programa de Pós-Graduação em Geologia, Avenida Athos da Silveira Ramos, 274, 21.941-916, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Dafne Alves Ribeiro da Rosa Universidade Católica de Petrópolis – UCP, Rua Alm. Mauriti, 124, 25.685-100, Centro, Petrópolis, RJ, Brasil
  • Mariany Marques de Souza Universidade Católica de Petrópolis – UCP, Rua Alm. Mauriti, 124, 25.685-100, Centro, Petrópolis, RJ, Brasil
  • Marcus Felipe Emerick Soares Cambra Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Tecnologia e Ciências, Faculdade de Geologia. Rua São Francisco Xavier 524, sala 4006-A, Maracanã, Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.11137/2019_1_603_617

Keywords:

Educação geológica, Geoparques, Contextualização, Transposição didática

Abstract

O Geoparque Costões e Lagunas do Estado do Rio de Janeiro é um território de cerca de 11.000km2 nos litorais leste e norte deste estado. Possui um notável patrimônio geológico com um grande potencial para uso educativo. Este trabalho aborda a importância dos conceitos de contextualização dos conhecimentos e da transposição didática para a construção de um programa de educação geológica para aquele território. Esses conceitos foram aplicados em cursos de formação continuada realizados em cinco municípios, para um público formado por professores de diferentes disciplinas: Ciências, Geografia e História, principalmente. Os resultados ratificaram a importância dos conceitos, priorizando as experiências e construções educativas em geoparques.

Published

2019-12-01

Issue

Section

Article