Determinação dos Parâmetros de Erodibilidade de um Talude de Corte na Sub-Bacia Rio Sana (Macaé, RJ, Brasil)

Authors

  • Rafael Ferro Moreira Universidade Federal do Rio de Janeiro, CCMN, IGEO, Departamento de Geologia. Laboratório de Solos. Av. Athos da Silveira Ramos, 274, bloco J0, s/J0-005. 21.941-916, Campus Ilha do Fundão, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Helena Polivanov Universidade Federal do Rio de Janeiro, CCMN, IGEO, Departamento de Geologia. Laboratório de Solos. Av. Athos da Silveira Ramos, 274, bloco J0, s/J0-005. 21.941-916, Campus Ilha do Fundão, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.11137/2019_1_682_694

Keywords:

Erodibilidade, Coesão, Cisalhamento direto

Abstract

Os problemas relacionados à erosão dos solos incluem perdas de áreas agricultáveis e instabilização de taludes. Assim, obter índices que reflitam a erodibilidade dos solos de uma região pode proporcionar um melhor planejamento ocupacional de áreas ainda pouco degradadas. Nesse trabalho foi estudado um perfil em um talude de corte que reflete a geologia da área, tendo sido analisados os horizontes B (pedológicos) e C (solos saprolíticos) da sub-bacia do rio Sana (Macaé/RJ). Para tanto, foi realizado o reconhecimento de campo de feições erosivas, em que se verificou uma predominância de terracetes de pisoteio de gado, e a coleta de amostras deformadas e indeformadas para a realização de análises laboratoriais de caracterização física, mineralógica e geotécnica, através de ensaios de cisalhamento direto nas condições de umidade natural e inundada. Os resultados dos ensaios de cisalhamento direto, através da variação da coesão obtida nos dois estados de umidade apontaram que os solos saprolíticos são mais erodíveis que os solos pedológicos, o que também foi corroborado por índices de classificação envolvendo granulometria e consistência, coincidindo com as observações de campo, com feições erosivas predominando nos horizontes C. Logo, a região de estudo é bem suscesptivel à erosão se não houver uma política de manejo e ocupação adequada, pois os solos pedológicos da região são bem rasos e sua erosão possibilita a exposição dos horizontes C, bem mais erodíveis.

Published

2019-12-01

Issue

Section

Article