A Relevância do Ensino das Geociências no Desenvolvimento das Instituições de Ensino de Engenharia no Brasil: Rio de Janeiro e Ouro Preto, Primeiras Escolas

Authors

  • Cristina Moura Bastos Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, Instituto de Geociências, Departamento de Geologia, Avenida Athos da Silveira Ramos, 274, 21941-916, Cidade Universitária, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Cícera Neysi de Almeida Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, Instituto de Geociências, Departamento de Geologia, Avenida Athos da Silveira Ramos, 274, 21941-916, Cidade Universitária, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Marcio Ferreira Rangel Museu de Astronomia e Ciências Afins/MAST, Rua Gen. Bruce, 586, 20921-030, São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ, Brasil Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Escola de Museologia. Avenida Pasteur, 458, 22290-240, Urca, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.11137/2019_1_751_758

Keywords:

Patrimônio Geocientífico, Geociências e Ensino da Engenharia no Brasil, Coleções Mineralógicas

Abstract

O presente artigo pretende traçar um panorama do ensino da Engenharia no Brasil e constatar como as ciências geológicas foram relevantes na formação dos primeiros engenheiros habilitados, constituindo o marco inicial do ensino das Geociências no país. Destaca ainda a criação das duas primeiras Escolas de Engenharia, oriundas do Rio de Janeiro e de Ouro Preto e a importância da formação das coleções de minerais e rochas utilizadas como ilustração ao ensino prático dos engenheiros. A pesquisa foi alicerçada em bibliografia e em documentos em poder do Instituto de Geociências/UFRJ.

Published

2019-12-01

Issue

Section

Article