A Relevância do Ensino das Geociências no Desenvolvimento das Instituições de Ensino de Engenharia no Brasil: Rio de Janeiro e Ouro Preto, Primeiras Escolas

Authors

  • Cristina Moura Bastos Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, Instituto de Geociências, Departamento de Geologia, Avenida Athos da Silveira Ramos, 274, 21941-916, Cidade Universitária, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Cícera Neysi de Almeida Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, Instituto de Geociências, Departamento de Geologia, Avenida Athos da Silveira Ramos, 274, 21941-916, Cidade Universitária, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Marcio Ferreira Rangel Museu de Astronomia e Ciências Afins/MAST, Rua Gen. Bruce, 586, 20921-030, São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ, Brasil Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Escola de Museologia. Avenida Pasteur, 458, 22290-240, Urca, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.11137/2019_1_751_758

Keywords:

Patrimônio Geocientífico, Geociências e Ensino da Engenharia no Brasil, Coleções Mineralógicas

Abstract

O presente artigo pretende traçar um panorama do ensino da Engenharia no Brasil e constatar como as ciências geológicas foram relevantes na formação dos primeiros engenheiros habilitados, constituindo o marco inicial do ensino das Geociências no país. Destaca ainda a criação das duas primeiras Escolas de Engenharia, oriundas do Rio de Janeiro e de Ouro Preto e a importância da formação das coleções de minerais e rochas utilizadas como ilustração ao ensino prático dos engenheiros. A pesquisa foi alicerçada em bibliografia e em documentos em poder do Instituto de Geociências/UFRJ.

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Published

2019-12-01

How to Cite

Bastos, C. M., Almeida, C. N. de and Rangel, M. F. (2019) “A Relevância do Ensino das Geociências no Desenvolvimento das Instituições de Ensino de Engenharia no Brasil: Rio de Janeiro e Ouro Preto, Primeiras Escolas”, Anuário do Instituto de Geociências. Rio de Janeiro, BR, 42(1), pp. 751–758. doi: 10.11137/2019_1_751_758.

Issue

Section

Article