A Relevância do Ensino das Geociências no Desenvolvimento das Instituições de Ensino de Engenharia no Brasil: Rio de Janeiro e Ouro Preto, Primeiras Escolas

Cristina Moura Bastos, Cícera Neysi de Almeida, Marcio Ferreira Rangel

Abstract


O presente artigo pretende traçar um panorama do ensino da Engenharia no Brasil e constatar como as ciências geológicas foram relevantes na formação dos primeiros engenheiros habilitados, constituindo o marco inicial do ensino das Geociências no país. Destaca ainda a criação das duas primeiras Escolas de Engenharia, oriundas do Rio de Janeiro e de Ouro Preto e a importância da formação das coleções de minerais e rochas utilizadas como ilustração ao ensino prático dos engenheiros. A pesquisa foi alicerçada em bibliografia e em documentos em poder do Instituto de Geociências/UFRJ.

Keywords


Patrimônio Geocientífico; Geociências e Ensino da Engenharia no Brasil; Coleções Mineralógicas



DOI: https://doi.org/10.11137/2019_1_751_758

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Indexadores e Bases BibliográficasRedes Sociais
SCImago Journal & Country Rank
0.6
 
 
22nd percentile
Powered by  Scopus
ISSN
ROAD
Diadorim
DOAJ
DRJI
GeoRef
Google Scholar
Latindex
Oasisbr
Twitter
Instagram
Facebook
 Except where otherwise noted, content on this site is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license.