A Relevância do Ensino das Geociências no Desenvolvimento das Instituições de Ensino de Engenharia no Brasil: Rio de Janeiro e Ouro Preto, Primeiras Escolas
DOI:
https://doi.org/10.11137/2019_1_751_758Keywords:
Patrimônio Geocientífico, Geociências e Ensino da Engenharia no Brasil, Coleções MineralógicasAbstract
O presente artigo pretende traçar um panorama do ensino da Engenharia no Brasil e constatar como as ciências geológicas foram relevantes na formação dos primeiros engenheiros habilitados, constituindo o marco inicial do ensino das Geociências no país. Destaca ainda a criação das duas primeiras Escolas de Engenharia, oriundas do Rio de Janeiro e de Ouro Preto e a importância da formação das coleções de minerais e rochas utilizadas como ilustração ao ensino prático dos engenheiros. A pesquisa foi alicerçada em bibliografia e em documentos em poder do Instituto de Geociências/UFRJ.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2019-12-01
How to Cite
Bastos, C. M., Almeida, C. N. de and Rangel, M. F. (2019) “A Relevância do Ensino das Geociências no Desenvolvimento das Instituições de Ensino de Engenharia no Brasil: Rio de Janeiro e Ouro Preto, Primeiras Escolas”, Anuário do Instituto de Geociências. Rio de Janeiro, BR, 42(1), pp. 751–758. doi: 10.11137/2019_1_751_758.
Issue
Section
Article
License
This journal is licensed under a Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0, which permits use, distribution and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.











