A Relevância do Ensino das Geociências no Desenvolvimento das Instituições de Ensino de Engenharia no Brasil: Rio de Janeiro e Ouro Preto, Primeiras Escolas
Abstract
O presente artigo pretende traçar um panorama do ensino da Engenharia no Brasil e constatar como as ciências geológicas foram relevantes na formação dos primeiros engenheiros habilitados, constituindo o marco inicial do ensino das Geociências no país. Destaca ainda a criação das duas primeiras Escolas de Engenharia, oriundas do Rio de Janeiro e de Ouro Preto e a importância da formação das coleções de minerais e rochas utilizadas como ilustração ao ensino prático dos engenheiros. A pesquisa foi alicerçada em bibliografia e em documentos em poder do Instituto de Geociências/UFRJ.
Keywords
Patrimônio Geocientífico; Geociências e Ensino da Engenharia no Brasil; Coleções Mineralógicas
Full Text:
PDF (Português (Brasil))DOI: https://doi.org/10.11137/2019_1_751_758
Refbacks
- There are currently no refbacks.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Indexadores e Bases Bibliográficas | Redes Sociais | |
---|---|---|
![]() |