Análise da Eficiência do GPR na Determinação da Espessura de Ocorrências de Manganês nos Municípios de Guiratinga e Tesouro, Mato Grosso – Brasil

Ciro Calachibete, Welitom Rodrigues Borges, Ângela Augusta Passos Corrêa, Antônio David Passos Correa

Abstract


Nos municípios de Tesouro e Guiratinga, Estado de Mato Grosso, existem jazidas sedimentares e supergênicas de manganês que ocorrem na forma de lentes e camadas dentro da Formação Palermo, da Bacia do Paraná. Em função da baixa profundidade de ocorrência dos jazimentos (menor que 10 metros) na região, este trabalho prevê o uso do método geofísico do radar de penetração no solo (GPR) para avaliar a espessura do minério no subsolo. Nas aquisições GPR usaram-se antenas blindadas de 200 e de 400 MHz para o registro dos dados ao longo de 3 áreas onde se registram afloramentos de minério de manganês. No processamento dos dados de GPR notou-se que o minério de manganês mostra um padrão de alta refletividade, em função da impedância elétrica com o solo de topo, e com as rochas de base. Nas seções de GPR registraram-se espessuras de 0,30 a 4 metros de minério de manganês, ao longo de grande parte dos perfis. Evidenciando assim, que a ocorrência do corpo mineral se dá em forma de camada continua e irregular. Apesar da pequena espessura da jazida de manganês, o elevado teor do minério, e a disponibilidade de vias de transporte do mesmo, viabiliza a produção mineral nas áreas. Assim, o GPR confirmou-se como um método indireto essencial para a determinação da espessura do minério de manganês na região, visto a minimização do custo operacional (redução de sondagens e agilidade na obtenção da informação).

Keywords


GPR; Manganês; Bacia do Paraná



DOI: https://doi.org/10.11137/2019_3_154_163

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Indexers and Bibliographic DatabasesFollow us
SCImago Journal & Country Rank
ISSN
ROAD
Clarivate
Diadorim
DOAJ
DRJI
GeoRef
Google Scholar
Latindex
REDIB
Oasisbr
Twitter
Instagram
Facebook
All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International Public License (CC BY-NC 4.0).