Análise da Eficiência do GPR na Determinação da Espessura de Ocorrências de Manganês nos Municípios de Guiratinga e Tesouro, Mato Grosso – Brasil

Ciro Calachibete, Welitom Rodrigues Borges, Ângela Augusta Passos Corrêa, Antônio David Passos Correa

Abstract


Nos municípios de Tesouro e Guiratinga, Estado de Mato Grosso, existem jazidas sedimentares e supergênicas de manganês que ocorrem na forma de lentes e camadas dentro da Formação Palermo, da Bacia do Paraná. Em função da baixa profundidade de ocorrência dos jazimentos (menor que 10 metros) na região, este trabalho prevê o uso do método geofísico do radar de penetração no solo (GPR) para avaliar a espessura do minério no subsolo. Nas aquisições GPR usaram-se antenas blindadas de 200 e de 400 MHz para o registro dos dados ao longo de 3 áreas onde se registram afloramentos de minério de manganês. No processamento dos dados de GPR notou-se que o minério de manganês mostra um padrão de alta refletividade, em função da impedância elétrica com o solo de topo, e com as rochas de base. Nas seções de GPR registraram-se espessuras de 0,30 a 4 metros de minério de manganês, ao longo de grande parte dos perfis. Evidenciando assim, que a ocorrência do corpo mineral se dá em forma de camada continua e irregular. Apesar da pequena espessura da jazida de manganês, o elevado teor do minério, e a disponibilidade de vias de transporte do mesmo, viabiliza a produção mineral nas áreas. Assim, o GPR confirmou-se como um método indireto essencial para a determinação da espessura do minério de manganês na região, visto a minimização do custo operacional (redução de sondagens e agilidade na obtenção da informação).

Keywords


GPR; Manganês; Bacia do Paraná



DOI: https://doi.org/10.11137/2019_3_154_163

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Indexers and Bibliographic Databases

Social Media

SCImago Journal & Country Rank
0.8
2022CiteScore
 
 
24th percentile
Powered by  Scopus
ISSN
ROAD
Diadorim
DOAJ
DRJI
GeoRef
Google Scholar
Latindex
Oasisbr
Redalyc
Twitter
Instagram
Facebook
 Except where otherwise noted, content on this site is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license.