Avaliação da Aplicação e Eficácia de Métodos de Medição Geodésicos e Topográficos nos Levantamentos de Terrenos Inclinados Susceptíveis a Áreas de Risco

Authors

  • Welisson José dos Santos Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Engenharia Cartográfica, Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação. Av. Acadêmico Hélio Ramos, s/n - Cidade Universitária - Recife - 50740-530, Brasil.
  • Andréa de Seixas Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Engenharia Cartográfica, Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação. Av. Acadêmico Hélio Ramos, s/n - Cidade Universitária - Recife - 50740-530, Brasil.
  • Sylvana Melo dos Santos Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil. Av. Acadêmico Hélio Ramos, s/n - Cidade Universitária - Recife - 50740-530, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.11137/2019_4_267_283

Keywords:

Terrenos inclinados, Estruturas Geodésicas, Métodos de levantamentos geodésicos/topográficos.

Abstract

O estudo e a análise de terrenos inclinados susceptíveis a áreas de risco exigem por parte dos setores responsáveis por seu acompanhamento um elevado grau de atenção. O desenvolvimento de metodologias de prevenção, monitoramento e contenção nessas localidades é de extrema importância e exige uma medição periódica e/ou contínua. Pretende-se neste trabalho apresentar os resultados da análise de métodos geodésicos/topográficos aplicados em um terreno inclinado, a partir da implantação de estruturas geodésicas tridimensionais, utilizando diferentes métodos de levantamentos topográficos e geodésicos, levando-se em consideração a aplicabilidade e a eficácia de tais métodos nessas localidades. Dentre os métodos aplicados, destacam-se o nivelamento geométrico de alta precisão, nivelamento trigonométrico, interseção a ré, interseção a vante e o método de posicionamento GNSS/RTK – Global Navegation Satélite System/Real Time Kinematic. A acurácia altimétrica do nível digital empregado foi verificada através das orientações da Norma ISO 17123-2 (ISO, 2001). Os experimentos foram realizados nas adjacências da Igreja Nossa Senhora do Carmo, localizada no Sítio Histórico de Olinda em Pernambuco entre os meses de janeiro e fevereiro de 2017. O terreno inclinado foi discretizado por pontos-objeto dispostos ao longo de três setores da escadaria da igreja, formando uma malha quadriculada composta por 68 pontos com espaçamentos de 40 cm no primeiro e segundo setor e de 80 cm no terceiro, formando, respectivamente, uma malha quadrangular em cada setor medido. Os resultados encontrados através da aplicação dos métodos de levantamentos geodésicos/ topográficos estão dentro dos limites de precisão e acurácia esperados, deste modo foi possível expor as vantagens e desvantagens entre a aplicação de um método ou outro. Por fim é possível afirmar que as metodologias e os métodos empregados neste trabalho podem ser desenvolvidas em áreas com graus de risco mais elevados, em operações que envolvam desde medidas preventivas como o monitoramento de encostas a medidas corretivas, como a execução de obras de terraplenagem, no entanto, para que a metodologia tenha êxito no cumprimento de seus objetivos, deve-se levar em consideração as características do local a ser estudado.

Published

2020-01-02

Issue

Section

Article