Avaliação da Aplicação e Eficácia de Métodos de Medição Geodésicos e Topográficos nos Levantamentos de Terrenos Inclinados Susceptíveis a Áreas de Risco

Welisson José dos Santos, Andréa de Seixas, Sylvana Melo dos Santos

Abstract


O estudo e a análise de terrenos inclinados susceptíveis a áreas de risco exigem por parte dos setores responsáveis por seu acompanhamento um elevado grau de atenção. O desenvolvimento de metodologias de prevenção, monitoramento e contenção nessas localidades é de extrema importância e exige uma medição periódica e/ou contínua. Pretende-se neste trabalho apresentar os resultados da análise de métodos geodésicos/topográficos aplicados em um terreno inclinado, a partir da implantação de estruturas geodésicas tridimensionais, utilizando diferentes métodos de levantamentos topográficos e geodésicos, levando-se em consideração a aplicabilidade e a eficácia de tais métodos nessas localidades. Dentre os métodos aplicados, destacam-se o nivelamento geométrico de alta precisão, nivelamento trigonométrico, interseção a ré, interseção a vante e o método de posicionamento GNSS/RTK – Global Navegation Satélite System/Real Time Kinematic. A acurácia altimétrica do nível digital empregado foi verificada através das orientações da Norma ISO 17123-2 (ISO, 2001). Os experimentos foram realizados nas adjacências da Igreja Nossa Senhora do Carmo, localizada no Sítio Histórico de Olinda em Pernambuco entre os meses de janeiro e fevereiro de 2017. O terreno inclinado foi discretizado por pontos-objeto dispostos ao longo de três setores da escadaria da igreja, formando uma malha quadriculada composta por 68 pontos com espaçamentos de 40 cm no primeiro e segundo setor e de 80 cm no terceiro, formando, respectivamente, uma malha quadrangular em cada setor medido. Os resultados encontrados através da aplicação dos métodos de levantamentos geodésicos/ topográficos estão dentro dos limites de precisão e acurácia esperados, deste modo foi possível expor as vantagens e desvantagens entre a aplicação de um método ou outro. Por fim é possível afirmar que as metodologias e os métodos empregados neste trabalho podem ser desenvolvidas em áreas com graus de risco mais elevados, em operações que envolvam desde medidas preventivas como o monitoramento de encostas a medidas corretivas, como a execução de obras de terraplenagem, no entanto, para que a metodologia tenha êxito no cumprimento de seus objetivos, deve-se levar em consideração as características do local a ser estudado.

Keywords


Terrenos inclinados; Estruturas Geodésicas; Métodos de levantamentos geodésicos/topográficos.



DOI: https://doi.org/10.11137/2019_4_267_283

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Indexers and Bibliographic Databases

Social Media

SCImago Journal & Country Rank
0.6
 
 
22nd percentile
Powered by  Scopus
ISSN
ROAD
Diadorim
DOAJ
DRJI
GeoRef
Google Scholar
Latindex
Oasisbr
Twitter
Instagram
Facebook
 Except where otherwise noted, content on this site is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license.