Utilização de Classificação Supervisionada Voltada ao Objeto para Discriminação das Rochas Fosfatadas da Região de Coromandel, Minas Gerais, Brasil

Lucas Santos Batista Teles, José Eloi Guimarães Campos, Tati de Almeida, Rejane Ennes Cicerelli, Elder Yokoyama

Abstract


Devido ao desenvolvimento das grandes províncias agrícolas, a necessidade humana por insumos fosfatados vem apresentando um crescimento exponencial, que estimula a criação e o desenvolvimento de novas ferramentas que auxiliem na identificação e prospecção de alvos exploratórios. Desta forma, o presente trabalho tem por objetivo propor o desenvolvimento metodológico e a aplicação da técnica de Classificação Supervisionada Voltada ao Objeto para identificação das rochas fosfatadas aflorantes nas proximidades do município de Coromandel (MG). Para tal finalidade, os dados de entrada utilizados na classificação foram o Modelo Digital de Elevação (ALOS/PALSAR - 12.5m) e mapas temáticos gamaespectrométricos quantitativos relativos às concentrações dos radioelementos Urânio e Tório em ppm, que resultou em um mapa binário com as classes Unidade Fosfatada e Unidade não Fosfatada. O resultado final obtido foi comparado com dados de campo e apresentou uma excelente qualidade (82%) segundo o coeficiente Kappa.

Keywords


Classificação Supervisionada; Fosfato Sedimentar; Sensoriamento Remoto



DOI: https://doi.org/10.11137/2020_1_300_310

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Indexers and Bibliographic DatabasesFollow us
SCImago Journal & Country Rank
ISSN
ROAD
Clarivate
Diadorim
DOAJ
DRJI
GeoRef
Google Scholar
Latindex
REDIB
Oasisbr
Twitter
Instagram
Facebook
All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International Public License (CC BY-NC 4.0).