Aplicação de Modelo de Tendência Direcional de Transporte ao Longo de uma Ilha-Barreira: Restinga da Marambaia (RJ, SE Brasil)

Breylla Campos Carvalho, Josefa Varela Guerra

Abstract


Diferentes métodos de estudo foram desenvolvidos para definir os padrões de transporte de sedimentos, sendo um deles o modelo de tendência direcional de transporte de sedimentos (GSTA), que se baseia na análise da variabilidade espacial dos parâmetros granulométricos – média (μ), desvio-padrão (σ) e assimetria (Sk). Neste trabalho, o complemento GisedTrend, que opera em ambiente de Sistema de Informações Geográficas (SIG), foi implementado para analisar a dinâmica sedimentar da margem interna da restinga da Marambaia. Esta feição isola parcialmente a baía de Sepetiba do oceano adjacente, localizando-se no litoral sul do estado do Rio de Janeiro. Os resultados mostram que os sedimentos da área emersa da ilha-barreira são predominantemente compostos por areias médias bem selecionadas, enquanto que as amostras coletadas a partir da isóbata de 2 m exibem progressivo afinamento em direção às áreas mais profundas, de areia fina para silte fino, tornando-se mal selecionadas na mesma direção. Quatro casos de tendência direcional foram avaliados e os resultados permitiram identificar áreas de remoção e acumulação de sedimentos, bem como inferir os mecanismos responsáveis pelos padrões observados, como correntes geradas pelo vento, marés e dispersão de plumas de sedimentos em suspensão.

Keywords


Dinâmica Sedimentar; Vetor de Transporte; Análise de Partículas; GisedTrend; GSTA; Baía de Sepetiba

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DOI: https://doi.org/10.11137/2020_2_101_118

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