Influência da Densificação do Solo de Subleito no Desempenho de Pavimentos Flexíveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11137/2020_4_253_262

Palavras-chave:

Energia de compactação, AEMC, análise mecanística.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo avaliar a contribuição de um solo de subleito no desempenho de pavimentos flexíveis, quando submetido a diferentes energias de compactação. Considerando-se que a resposta elástica dos materiais granulares varia em função da densificação, uma areia argilosa da região do Recôncavo da Bahia foi caracterizada e submetida a ensaios de compactação, com energias crescentes, até alcançar a máxima densificação possível para esse material. Em seguida, todas as amostras compactadas foram submetidas ao ensaio de Índice Suporte Califórnia (ISC) e com os valores obtidos, dimensionou-se estruturas de pavimento flexível, em função das diferentes energias de compactação. A análise do comportamento tensão-deformação foi inicialmente realizada para o solo compactado com 26 golpes (energia Intermediária), adotado como estrutura de referência nesse estudo, capaz de suportar um tráfego pesado. A partir desses resultados, as demais estruturas também foram simuladas por meio do software de Análise Elástica de Múltiplas Camadas (AEMC). Os resultados mostraram que, para o solo estudado, a utilização de energia de compactação superior (70 golpes) ao Proctor intermediário (26 golpes) melhorou o desempenho estrutural do pavimento flexível analisado.

Biografia do Autor

André Iuri Sena Carvalho, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Engenharia Civil

Mario Sergio de Souza Almeida, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Engenharia Civil

Pavimentação

Wallace John Pereira Pedreira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Engenharia Civil

Weiner Gustavo Silva Costa, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Engenharia Civil

Geotecnia

Maria do Socorro Costa São Mateus, Universidade Estadual de Feira de Santana

Engenharia Civil

Geotecnia

Referências

Cai, Y.; Sun, Q.; Guo, L.; Juang, C.H. & Wang, J. 2015. Permanent deformation characteristics of saturated sand under cyclic loading. Canadian Geotechnical Journal, 52: 795–807.

Chai, G.W.; van Staden, R. & Loo, Y. 2015. In Situ Assessment of Pavement Subgrade Using Falling Weight Deflectometer. Journal of Testing and Evaluation, 43(1): 140–148.

Couto, B.O.C. & Gomes, R.C. 2019. Aplicação da Metodologia MCT para Determinação da Erodibilidade de Solos em Taludes de Corte Rodoviários na Região do Quadrilátero Ferrífer. Anuário do Instituto de Geociências, 43: 191-198.

DER-PR. 2018. Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Paraná. Terraplenagem – Aterros. ES-T 06/18. Paraná, 10 p.

DER-SP. 2006. Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo. Projeto de Pavimentação. IP-DE-P00/001. São Paulo, 53 p.

DNER. 1994a. Departamento Nacional de Estradas de Rodagem.PRO 003: Coleta amostras deformadas de solos. Rio de Janeiro, 4 p.

DNER. 1994b. Departamento Nacional de Estradas de Rodagem. ME 41: Solo - Preparação de Amostras para Ensaios de Caracterização. Rio de Janeiro, 4 p.

DNER. 1994c. Departamento Nacional de Estradas de Rodagem. ME 51: Solo – Análise Granulométrica. Rio de Janeiro, 12 p.

DNER. 1994d. Departamento Nacional de Estradas de Rodagem. ME 82: Solo – Determinação do Limite de Plasticidade. Rio de Janeiro, 3 p.

DNER. 1994e. Departamento Nacional de Estradas de Rodagem. ME 93: Solo – Determinação da Densidade Real. Rio de Janeiro, 4 p.

DNER. 1994f. Departamento Nacional de Estradas de Rodagem. ME 122: Solo – Determinação do Limite de Liquidez. Rio de Janeiro, 7 p.

DNER. 1994g. Departamento Nacional de Estradas de Rodagem. ME 256: Solos Compactados com Equipamentos em Miniatura – Determinação da Perda de Massa por Imersão. Rio de Janeiro, 6 p.

DNER. 1994h. Departamento Nacional de Estradas de Rodagem. ME 258: Solos Compactados com Equipamentos Miniatura – Mini-MCV. Rio de Janeiro, 14 p.

DNER. 1996. Departamento Nacional de Estradas de Rodagem. CLA 259: Classificação de Solos Tropicais para Finalidades Rodoviárias Utilizando Corpos-de-prova Compactados em Equipamentos Miniatura. Rio de Janeiro, 6 p.

DNIT. 2006. Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. IPR – 719: Manual de Pavimentação. Rio de Janeiro, 274 p.

DNIT. 2013. Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. ME 164: Solo – Compactação Utilizando Amostras não Trabalhadas. Rio de Janeiro, 7 p.

DNIT. 2016. Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. ME 172: Solo – Determinação do Índice de Suporte Califórnia Utilizando Amostras não Trabalhadas. Brasília, 17 p.

EMBRAPA. 2018. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Sistema Brasileiro de Classificação de Solos, Brasília, DF, 355 p.

Eujine. G.N.; Chandrakaran, S. & Sankar, N. 2017. Accelerated Subgrade Stabilization Using Enzymatic Lime Technique. Journal of Materials in Civil Engineering, 9(9): 1–7.

Ji, R.; Nantung, T.; Siddiki, N.; Liao, T. & Kim, D. 2015. Field and Laboratory Determination of Subgrade Resilient Modulus and its Application in Pavement Design. Journal of Testing and Evaluation, 43(5): 1109-1119.

Lima, C.D.A; Motta, L.M.G; Aragão, F.T.S & Guimarães, A.C.R. 2020. Mechanical Characterization of Fine Grained Lateritic Soils for Mechanistic Empirical Flexible Pavement Design. Journal of Testing and Evaluation, 48(1): 1-14.

Leung, G.L.M; Wong, A.W.G. & Wang, Y.H. 2013. Prediction of resilient modulus of compacted saprolitic soils by CBR approach for road pavement subgrade: a re-examination. International Journal of Pavement Engineering, 14(4): 403–417.

Mousa, R.; Gabr, A.; Arab, M.G.; Azam, A. & Badawy, S. 2017. Resilient modulus for unbound granular materials and subgrade soils in Egypt. In: MATEC WEB OF CONFERENCES, 17: 1-12.

Mousavi, S.H.; Gabr, M.A. & Borden, R.H. 2018. Resilient modulus prediction of soft low-plasticity Piedmont residual soil using dynamic cone penetrometer. Journal of Rock Mechanics and Geotechnical Engineering, 10: 323-332.

Pancar, E.B. & AkpJnar, M.V. 2016. Comparison of Effects of Using Geosynthetics and Lime Stabilization to Increase Bearing Capacity of Unpaved Road Subgrade. Advances in Materials Science and Engineering, Special Issue, 8 p.

Rodrigues, M.G.F.; Nacif, P.G.S; Costa, O.V. & Olszevski, N. 2009. Solos e suas Relações com as Paisagens Naturais no Município de Cruz das Almas – B. Revista de Biologia e Ciência da Terra, 9(2): 193-205.

Segundo, I.G.R.; Branco, V.T.F.C.; Vasconcelos, K.L. & Holanda, A.S. 2016. Misturas asfálticas recicladas a quente com incorporação de elevado percentual de fresado como alternativa para camada de módulo elevado. Revista Transportes, 24(4): 85-94.

Silva, T.O.; Neto, S.L.S.D.; Ferraz, R.L.; Pitanga, H.N. & Paes, B.S.T. 2019. Susceptibilidade à Erodibilidade de Solos Residuais com Base em Correlações de Propriedades Geotécnicas Físico-Mecânicas. Anuário do Instituto de Geociências, 42: 188-195.

Tang, X.; Stoffels, S.M. & Palomino, A.M. 2016. Mechanistic-empirical approach to characterizing permanent deformation of reinforced soft soil subgrade. Geotextiles and Geomembranes, 44: 429-441.

Tatsuoka, F. & Correia, A.G. 2018. Importance of controlling the degree of saturation in soil compaction, Procedia Engineering, 143: 556-565.

Yao, Y.; Zheng, J.; Zhang, J.; Peng, J. & Li, J. 2018. Model for Predicting Resilient Modulus of Unsaturated Subgrade Soils in South China. Journal of Civil Engineering, 22(6):2089-2098.

Downloads

Publicado

2020-12-18

Edição

Seção

Artigos