Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Alea: Estudos Neolatinos?
Acesso

 

Diretrizes para Autores

A revista Alea: Estudos Neolatinos opera através do sistema Scielo de submissão online. Sendo assim, o envio dos artigos será feito exclusivamente através desta plataforma. Para que possa submeter seus trabalhos à apreciação da revista, cada autor deverá se registrar, bastando, para isso, acessar ao link:

http://submission.scielo.br/index.php/alea/user/register

Deve preencher corretamente o perfil, observando os campos obrigatórios de preenchimento (os que estão acompanhados de asterisco). Também deve informar o endereço da sua conta ORCID no campo ORCID Id e preencher o campo de “Instituição/Afiliação”. Em “Cadastrar como”, escolher a opção “Autor”. Clicar em “Cadastrar” no final da página para “salvar” as informações registradas. Uma vez efetuado o registro, o usuário poderá continuar com os passos solicitados pelo sistema para realizar a submissão e o envio do manuscrito, a partir do seguinte link:

http://submission.scielo.br/index.php/alea/about/submissions#onlineSubmissions

IMPORTANTE: Caso o autor já possua o cadastro, é necessário verificar, e eventualmente registrar, a informação sobre a instituição de atuação e o número ORCID. Para isso, depois de fazer o login, deve-se editar o “Perfil” (no menú de usuário, no extremo superior direito da página). Ali, na aba de “Contato”, preencher o campo de “Instituição/Afiliação”. Depois, na aba “Público”, clicar no botão “Criar ou associar seu ORCID iD” e seguir as instruções.

Alea: Estudos Neolatinos aceita os seguintes tipos de trabalho:

1. Artigos inéditos em português, espanhol, francês e inglês, que tenham relação com a área de Letras (mínimo de 25.000 e máximo de 40.000 caracteres com espaço);

2. Resenhas críticas de dissertações, teses e livros de interesse para a área de letras (mínimo de 10.000 e máximo de 15.000 caracteres com espaço);

3. Traduções de textos ensaísticos e literários, com a devida autorização do autor e/ou editor (até 15.000 caracteres com espaço).

4. Entrevistas, com caráter inédito, com escritores, críticos, professores ou pesquisadores com uma obra de releve na área. Requerer-se a devida autorização do entrevistado.

5. Apresentação de materiais de arquivos de escritores, inéditos, com autorização da pessoa ou da entidade responsável pelos direitos de autor.

Alea: Estudos Neolatinos só admite a submissão de trabalhos inéditos, em meios impressos ou eletrônicos, salvo aqueles exclusivamente disponibilizados no repositório SciELO Preprints, não sendo aceita submissão simultânea, para avaliação, em outro periódico.

Todos os trabalhos deverão vir acompanhados de resumos (de até 150 palavras) em português, em inglês e numa terceira língua (espanhol, francês ou italiano) e de três a cinco palavras-chave nas três línguas dos resumos. O título do trabalho deve vir também em inglês.

Os autores que optarem pelo preprint e submissão posterior ou simultânea à Alea: Estudos Neolatinos devem: a) ter seu manuscrito depositado exclusivamente no servidor SciELO Preprints (https://preprints.scielo.org/index.php/scielo); e b) informar que o manuscrito está depositado no servidor de preprints do SciELO, seu nome e seu URL/DOI, tanto no campo de "Comentários ao Editor" quanto no "Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta" (documento a ser preenchido e anexado como arquivo PDF suplementar no momento da submissão).

Nos casos de trabalhos de autoria coletiva, o autor principal deverá inserir os nomes de todos os coautores nos metadados da submissão, seguindo uma ordem descendente de acordo com os diversos graus de participação.

Formato, dados do autor e referências bibliográficas

O formato dos trabalhos deve ser compatível com a plataforma Windows, e os textos devem ter margens laterais de 3 cm, corpo 12 e espaço 1,5, enviados em arquivo sem identificação do autor.

As notas de conteúdo devem vir formatadas como notas de rodapé. As referencias bibliográficas, seguirão a norma ABNT [no corpo do texto e entre parênteses: AUTOR, ano da publicação e o número da(s) página(s)]. Ao final do artigo o autor deverá listar as referências bibliográficas citadas ao longo do texto em ordem alfabética contendo nome do autor, o nome da obra ou do artigo e da obra em que está inserido, o local, a editora e a data de publicação e o número da(s) página(s), conforme os exemplos a seguir. As citações em língua estrangeira devem vir acompanhadas de tradução para o português.

ASSEGURANDO A AVALIAÇÃO PELOS PARES CEGA: É importante lembrar que o nome do autor não pode constar no texto enviado para a revista. Se o autor vier a citar a si mesmo no trabalho, deverá substituir as referências a seu nome por “autor”, além de não citar o título do trabalho em questão. Em caso de aceite do artigo, essas informações deverão ser inseridas posteriormente, na etapa de revisão, juntamente com uma pequena apresentação biográfica (até seis linhas), com nome completo, titulação, instituição, cargo e publicações mais relevantes.

Exemplo de livro:

Rosa, João Gimarães. Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986: 118-119.

Exemplo de artigo de livro:

Guilhaumou, J. &Maldidier, D. "Da enunciação ao acontecimento em Análise do Discurso". Em: Guimarães, E. (org.). História e sentido na linguagem. Campinas: Pontes, 1989:66.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. O número ORCID do autor e sua filiação institucional foram registrados no Perfil de Usuário. (Verificar e registrar, caso estejam faltando essas informações, seguindo os procedimentos descritos nas Diretrizes para Autores.)
  2. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outro periódico; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  3. O trabalho vai acompanhado do “Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta” (documento a ser preenchido e anexado como arquivo PDF suplementar no momento da submissão), disponível em Diretrizes para Autores.
  4. Os trabalhos preprint devem: a) ter seu manuscrito depositado exclusivamente no servidor SciELO Preprints (https://preprints.scielo.org/index.php/scielo); e b) informar que o manuscrito está depositado no servidor de preprints do SciELO, seu nome e seu URL/DOI, tanto no campo de "Comentários ao Editor" quanto no “Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta” (documento a ser preenchido e anexado como arquivo PDF suplementar no momento da submissão), disponível em Diretrizes para Autores.
  5. O trabalho vai acompanhado dos resumos (de até 150 palavras) em português, em inglês e numa terceira língua (espanhol, francês ou italiano) e de três a cinco palavras-chave nas três línguas em que forem feitos os resumos. O título do trabalho deve vir também em inglês.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), foram seguidas as instruções disponíveis em "Assegurando a avaliação pelos pares cega", das Diretrizes para Autores.
  7. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  8. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  9. O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  10. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
 

Declaração de Direito Autoral

O/A/S AUTOR/A/S confirma/m sua participação em todas as etapas de elaboração do trabalho: 1) Concepção, projeto, pesquisa bibliográfica, análise e interpretação dos dados; 2) Redação e revisão do manuscrito; 3) Aprovação da versão final do manuscrito para publicação; 4) Responsabilidade por todos os aspectos do trabalho e garantia pela exatidão e integridade de qualquer parte da obra. O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus, por parte de todos os autores, dos direitos de publicação para a revista Alea, a qual é filiada ao sistema CreativeCommons, atribuição CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/). Os autores são integralmente responsáveis pelo conteúdo do artigo e continuam a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Alea não se compromete a devolver as contribuições recebidas. Autores de artigos, resenhas ou traduções receberão um exemplar da revista.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados neste periódico serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.