Contos brasileiros contemporâneos: notas sobre a narrativa

Jaime Ginzburg

Resumo


Este ensaio discute contos brasileiros contemporâneos, refletindo sobre o conceito de narrativa noir. Inicialmente, é abordada uma antologia “noir” brasileira de 2016, na qual foram incluídos textos que não deveriam ser classificados dessa maneira. De acordo com nossa hipótese, referente a textos escritos por Dalton Trevisan, Drauzio Varella, Marcelo Rubens Paiva e Valêncio Xavier, estórias sobre crime podem se distanciar de estruturas convencionais, e apresentar diversos recursos formais.


Texto completo:

PDF

Referências


ADORNO, fteodor. Posição do narrador no romance contemporâneo. In: ADORNO, fteodor. Notas de literatura I. São Paulo: Editora 34, 2003.

ALMEIDA, Claudia Maria Pereira de. Um enigma indecifrável em um romance não muito policial. Em: PONTES JR., Geraldo, VIEGAS, Ana Cristina Coutinho & MARQUES, Jorge Luiz (orgs.). Configurações da narrativa policial. Rio de Janeiro: Dialogart Publicações, 2016.

BELHADJIN, Anissa. Le jeu entre stéréotypes et narration dans le roman noir. Cahiers de Narratologie. Laboratoire Interdisciplinaire Récits, Cultures et Sociétés, V.17, 2009. Disponivel em . Acesso em 10 de janeiro de 2018.

BRANDHUBER, Marie Claire & SILVA, Yara dos Santos. Considerações sobre a evolução do gênero romance policial e a obra O crime da Gávea, de Marcílio Moraes. In: CASA NOVA, Vera, org. Literatura brasileira e crime. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2008.

GINZBURG, Carlo. Sinais: raízes de um paradigma indiciário. In: GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

NUNNING, Ansgar F. Reconceptualizing Unreliable narration: synthesizing cognitive and rhetorical approaches. In: PHELAN, James & RABINOWITZ, Peter (Eds). A companion to Narrative Theory. Malden: Blackwell Publications, 2008.

PAIVA, Marcelo Rubens. Baixo Augusta. Em: BELLOTTO, Tony, org. São Paulo noir. São Paulo: Akashic Books, 2016.

PONTES JR., Geraldo. A periferia como matéria do roman noir em obras francesas contemporâneas. In: PONTES JR., Geraldo. , VIEGAS, Ana Cristina Coutinho & MARQUES, Jorge Luiz (orgs.). Configurações da narrativa policial. Rio de Janeiro: Dialogart Publicações, 2016.

SÃO PAULO NOIR (BRAZIL). . Acesso em 12 de janeiro de 2018.

SCHOLHAMMER, Karl Erik. A cena do crime: reflexões sobre um palco do contemporâneo. In: SCHOLHAMMER, Karl Erik. Cena do crime: violência e realismo no Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.

TODOROV, Tzvetan. Tipologia do romance policial. In: TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. São Paulo: Perspectiva, 1979.

TREVISAN, Dalton. Quem matou o Caju. In: COSTA, Flávio Moreira (Org.). Crime feito em casa. Contos policiais brasileiros. Rio de Janeiro: Record, 2005.

VARELLA, Dráuzio. Margot. In: BELLOTTO, Tony (org.). São Paulo noir. São Paulo: Akashic Books, 2016.

XAVIER, Valêncio. Rremembranças da menina de rua morta nua e outros livros. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.




DOI: https://doi.org/10.1590/1517-106x/20182011733

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons