Michelet, teórico do romance
DOI:
https://doi.org/10.1590/1517-106X/2017193618635Resumo
O objetivo deste artigo é investigar as bases para o entendimento teórico- crítico do romance dentro da obra de Jules Michelet (1798-1874). A hipótese de fundo é a existência de uma teoria do romance em Michelet, teoria essa que ajudaria a explicar a relação ambivalente que o historiador sempre manteve com o gênero, feita de atração e recusa categórica. Para tanto, o artigo explora, em primeiro lugar, o arcabouço teórico próprio à obra desse historiador, com especial atenção para o seu entendimento do poético, inspirado na obra do filósofo Giambattista Vico. Tendo essa revisão como base, empreende-se uma primeira tentativa de sistematização de sua apreensão crítica do romance, tal qual ela aparece, em particular, no título La Bible de l'Humanité (1864).
Referências
ARAMINI, Aurélien. Michelet, à la recherche de l'identité de la France. De la fusion nationale au conflit des traditions. Besançon: Presses Universitaires de Franche- Comté, 2013.
BARTHES, Roland. Michelet. São Paulo: Cia das Letras, Tradução Paulo Neves, 1991. GIRARD, Pierre. Le vocabulaire de Vico. Paris: Ellipses, 2001.
LEFORT, Claude. Permanence du théologico-politique? In: Essais sur le politique, XIX-XX siècles. Paris: Éditions du Seuil, 1986, p. 275-329.
MICHELET, Jules. Cours au Collège de France, tome II, Paris: Éditions Gallimard, 1995.
MICHELET, Jules. Renaissance et Réforme. Paris: Robert Laffont, 1982. MICHELET, Jules. Oeuvres complètes. Paris: Flammarion, 1971.
MICHELET, Jules. Introduction à l'histoire universelle. In: Oeuvres complètes, t. II. Paris: Flammarion, 1971.
MICHELET, Jules. Histoire de la Révolution Française. Paris: Gallimard, 1952, 2 vol. (Pléiade).
MICHELET, Jules. La Bible de l'Humanité. Paris: Chamfort, Librarie-Éditeur, 1864.
PETITIER, Paule. Michelet -- l'homme histoire. Paris: Grasset, 2006.
PICON, Gaëtan. Michelet et la parole historienne. In: MICHELET, Jules. L'Étudiant. Paris: Seuil, 1970.
REMAUD, Olivier. Les archives de l'humanité -- essai sur la philosophie de Vico. Paris: Seuil, 2004.
VIALLANEIX, Paul. Michelet, les travaux et les jours -- 1798-1874. Paris: Gallimard, 1998.
VICO. Principes de la philosophie de l'histoire. In: MICHELET, Jules. Oeuvres complètes t. I, Paris: Flammarion, 1971.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O/A/S AUTOR/A/S confirma/m sua participação em todas as etapas de elaboração do trabalho: 1) Concepção, projeto, pesquisa bibliográfica, análise e interpretação dos dados; 2) Redação e revisão do manuscrito; 3) Aprovação da versão final do manuscrito para publicação; 4) Responsabilidade por todos os aspectos do trabalho e garantia pela exatidão e integridade de qualquer parte da obra. O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus, por parte de todos os autores, dos direitos de publicação para a revista Alea, a qual é filiada ao sistema CreativeCommons, atribuição CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/). Os autores são integralmente responsáveis pelo conteúdo do artigo e continuam a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Alea não se compromete a devolver as contribuições recebidas. Autores de artigos, resenhas ou traduções receberão um exemplar da revista.