Palavras dos editores
Resumo
No presente volume da Alea, desponta em primeiro plano o Dossiê dedicado aos 150 anos da publicação de Le Spleen de Paris (1869), de Charles Baudelaire. Organizado por dois pesquisadores brasileiros e dois pesquisadores franceses, o conjunto de artigos aborda por vieses diversos a coletânea de “pequenos poemas em prosa” que constituiria um marco singular na poesia da segunda metade do século XIX em sua reivindicação de uma forma nova que desse conta das experiências de transformação do cotidiano impostas pela “vida moderna”. Como dizem os organizadores em sua apresentação do Dossiê, os textos “ratificam a importância de Baudelaire e de seus poemas em prosa para a literatura moderna e testemunham do vigor dos estudos baudelairianos no Brasil como na França”.Referências
AGUIAR E SILVA, Vítor M. de. Teoria da Literatura. São Paulo: Martins Fortes, 1976.
BAUDELAIRE, Charles. Le Spleen de Paris. In: Oeuvres complètes de Charles Baudelaire. Tome IV. Paris: Michel Lévy, 1869.
WAGNER, Richard. Opera and Drama. Tr. William Ashton Ellis. In Richard Wagner’s Prose Works, vol. 2. London: K. Paul, Trench, Trübner, 1893.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O/A/S AUTOR/A/S confirma/m sua participação em todas as etapas de elaboração do trabalho: 1) Concepção, projeto, pesquisa bibliográfica, análise e interpretação dos dados; 2) Redação e revisão do manuscrito; 3) Aprovação da versão final do manuscrito para publicação; 4) Responsabilidade por todos os aspectos do trabalho e garantia pela exatidão e integridade de qualquer parte da obra. O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus, por parte de todos os autores, dos direitos de publicação para a revista Alea, a qual é filiada ao sistema CreativeCommons, atribuição CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/). Os autores são integralmente responsáveis pelo conteúdo do artigo e continuam a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Alea não se compromete a devolver as contribuições recebidas. Autores de artigos, resenhas ou traduções receberão um exemplar da revista.