Outro partido

Autores

Resumo

Este trabalho faz parte dos esforços de revisão da fortuna crítica a respeito da obra tardia de Carlos Drummond de Andrade, especialmente de seu livro póstumo O amor natural. Nosso objetivo é refutar uma hipótese recorrente em análises dedicadas a esse livro. Comumente, reconheceu-se na coletânea de poemas eróticos de Carlos Drummond de Andrade o “desaparecimento do mundo” e a recusa da história. De fato, na maioria dos poemas, a inscrição do mundo não é evidente. Contudo, defendemos que, mesmo se os conflitos sociais não sejam apresentados nos versos, a preocupação com os problemas públicos se faz presente. Buscaremos comprovar essa proposição por meio de uma breve revisão do tema do sentimento do mundo em Drummond, o qual será cotejado com a inscrição do contexto histórico em “O que o bairro Peixoto”, poema de O amor natural em que o desconcerto do mundo ronda a cena erótica.

Biografia do Autor

Mariana Quadros Pinheiro, Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, RJ

Possui graduação em Letras Português/ Literaturas pela Universidade Federal Fluminense (2005), mestrado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e doutorado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). É professora do Colégio Pedro II desde 2009. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: poesia brasileira moderna e contemporânea, Carlos Drummond de Andrade, Armando Freitas Filho, educação literária, semiótica, relações entre linguagens. Integra os grupos de pesquisa Núcleo de Humanidades e Educação e Literatura e Educação Literária.

Referências

ANDRADE, Carlos Drummond de. Prosa seleta. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2003.

ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2002.

ANDRADE, Carlos Drummond de. Passeios na ilha. Rio de Janeiro: José Olympio, 1975.

ANDRADE, Carlos Drummond de; ANDRADE, Mário de. Carlos e Mário: correspondência entre Carlos Drummond de Andrade e Mário de Andrade. Prefácio e notas de Silviano Santiago. Rio de Janeiro: Bem-Te-Vi, 2002.

BISCHOF, Betina. Razão da recusa. São Paulo: Nankin Editorial, 2005.

CAMILO, Vagner. Drummond: da Rosa do Povo à Rosa das Trevas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.

CANDIDO, Antonio. Inquietudes na poesia de Drummond. In: CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 4ª ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul; São Paulo: Duas Cidades, 2004a, p. 67-95.

CANDIDO, Antonio. Fazia frio em São Paulo. In: CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 3ª ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2004b, p. 23-26.

FERREIRA, Maria Lucia do Pazo. O erotismo nos poemas inéditos de Carlos Drummond de Andrade. Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1992.

GLEDSON, John. Poesia e poética de Carlos Drummond de Andrade. São Paulo: Duas Cidades, 1981.

JEUDY, Henri-Pierre. Memórias do social. Tradução de Márcia Cavalcanti. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1990.

MARIA ISABEL. Visão de paz. Rio de Janeiro: Agir, 1948.

MORAES, Dênis de. O imaginário vigiado: a imprensa comunista e o realismo socialista no Brasil (1947-53). Rio de Janeiro: José Olympio, 1994.

PENNA, João Camillo. Drummond, testemunho da experiência humana. Brasília: Abravídeo, 2011.

SÜSSEKIND, Flora. Um poeta invade a crônica. In: SÜSSEKIND, Flora. Papéis colados. 2ª ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2003, p. 281-284.

Downloads

Publicado

2019-07-26

Edição

Seção

Artigos