Ideias no lugar: Senhora, de José de Alencar

Autores

Resumo

Este artigo estabelece um debate com “As ideias fora do lugar”, de Roberto Schwarz, partindo da análise do romance Senhora, de José de Alencar. São discutidas algumas implicações e consequências teórico-críticas do método dialético aplicado à análise da literatura, buscando-se matizar a leitura de que o romance de José de Alencar não teria sido capaz de explorar, em âmbito formal, as potencialidades estruturantes do conteúdo social representado. Por um diálogo com a rigidez do olhar macrossociológico, e elegendo o mesmo método comparativo com as soluções encontradas por Machado de Assis em Helena (1876), Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881) e Dom Casmurro (1899), este artigo propõe que, em Senhora, as ideias não estão “fora do lugar”, mas ocupam o seu lugar, em uma estrutura socioeconômica em transição.

Biografia do Autor

Lúcia Granja, Universidade Estadual Paulista – UNESP São José do Rio Preto, SP

Professora de Literatura e Cultura Brasileiras na UNESP (campus de São José do Rio Preto), Livre-Docente em Literatura Brasileira pela UNESP (2016), Doutora em Teoria e História Literária pela UNICAMP (1997) e Mestre em Teoria e História Literária pela UNICAMP (1992). Realizou três estágios de pós-doutorado: PARIS/VERSAILLES (CHCSC, Université de Versailles à St. Quentin-en-Yvelines, 2012-2013); PARIS (Fondation Maison des Sciences de l’Homme/Université Paris VII, Denis Diderot, 2008); LISBOA: Universidade Nova de Lisboa/Instituto Camões (1999). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e pesquisadora-associada ao Centre d’Histoire Culturelle des Sociétés Contemporaines, da Université de Versailles à St. Quentin-en-Yvelines (desde 2013) e ao Centre de recherches sur les pays lusophones, da Université Paris 3-Sorbonne Nouvelle (desde 2015).

Lilian Tigre Lima, Universidade Estadual Paulista – UNESP São José do Rio Preto, SP

Doutoranda em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), câmpus de São José do Rio Preto. Possui Mestrado em Letras - História, Cultura e Literatura e Graduação em Letras (Licenciatura) com habilitação em português e francês pela mesma instituição. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em História Literária, atuando principalmente nos temas: História do livro e da edição, História do leitor e da leitura, Honoré de Balzac, José de Alencar, século XIX.

Referências

ALENCAR, J. de. Senhora. São Paulo: Melhoramentos, 1973 [Reprodução do texto da 1ª edição, publicada por B. L. Garnier, Rio de Janeiro, 1875].

BENJAMIN, W. Passagens. Belo Horizonte/São Paulo: Ed. UFMG/Imprensa Oficial do Est. de São Paulo, 2006.

BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. 4. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

_____. Ideologia e contraideologia. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

_____. Brás Cubas em três versões. Teresa, revista de Literatura Brasileira, São Paulo, 2006, p. 279-317.

BROCA, B. Introdução biográfica. In: ALENCAR, J. de. Iracema – lenda do Ceará. Rio de Janeiro: José Olympio. Edição do Centenário, 1965, p. 19-38.

CANDIDO, A. Formação da Literatura Brasileira (momentos decisivos). São Paulo: Livraria Martins editora, 1959.

_____. Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária. São Paulo: Editora Nacional, 1976.

CARDOSO, F. H.;FALETTO, E. Dependência e desenvolvimento na America Latina. Rio de Janeiro: Zahar, 1973.

CHALHOUB, S. Visões da liberdade: uma história das ultimas décadas da escravidão na corte. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

_____. Machado de Assis: historiador. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

_____. A força da escravidão: ilegalidade e costume no Brasil oitocentista. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

DE MARCO, V. O império da cortesã: Lucíola, um perfil de mulher. São Paulo: Martins Fontes, 1986.

EISENBERG, P. Homens esquecidos: escravos e trabalhadores livres no Brasil, séculos XVIII e XIX. Campinas: Editora da UNICAMP, 1989.

FRANCO, M. S. de C. As ideias estão no lugar. Cadernos de debate, São Paulo, n.1, p. 61-64, 1976.

GLEDSON, J. Machado de Assis: ficção e história. Tradução de Sônia Coutinho. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

_____. Machado de Assis: impostura e realismo – uma reinterpretação de Dom Casmurro. Tradução de Fernando Py. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.

GUIMARÃES, H. de S. Machado de Assis: o escritor que nos lê – as figuras machadianas através das críticas e das polêmicas. São Paulo: Editora da UNESP, 2017.

SANTIAGO, Santiago. Uma literatura nos trópicos: ensaios sobre dependência cultural. São Paulo: Editora Perspectiva, 1978.

SCHWARZ, R. Ao vencedor as batatas: forma literária e processo social nos inícios do romance brasileiro. São Paulo: Duas Cidades, 1977.

_____. A contribuição de John Gledson. Sequências brasileiras: ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 1999, p. 106-112.

_____. Um mestre na periferia do capitalismo: Machado de Assis. São Paulo: Duas Cidades, 1990.

_____. Nacional por subtração. Que horas são? São Paulo: Companhia das letras, 1987, p. 29-48.

Downloads

Publicado

2019-10-23

Edição

Seção

Artigos