La forma como ensayo. Tipografía y ficción en Helen DeWitt
DOI:
https://doi.org/10.1590/1517-106X/2024e63244Resumo
El presente ensayo busca problematizar el efecto de las normas de citación sobre la escritura, a partir de la novela El último samurái, de Helen DeWitt. Se inicia con una reflexión sobre el trabajo intelectual y su relación con la escritura, para luego pasar a la lectura de la novela de DeWitt y comentar su arduo proceso de publicación. Proceso que estuvo reñido por la intervención de editores y correctores que alteraban constantemente su uso de la tipografía, a fin de estandarizarla. El objetivo que aquí se plantea, gracias a la batalla de DeWitt, es dar cuenta de la importancia de desarrollar una imaginación crítica para las humanidades, que ponga al centro una escritura y un pensamiento no estandarizado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O/A/S AUTOR/A/S confirma/m sua participação em todas as etapas de elaboração do trabalho: 1) Concepção, projeto, pesquisa bibliográfica, análise e interpretação dos dados; 2) Redação e revisão do manuscrito; 3) Aprovação da versão final do manuscrito para publicação; 4) Responsabilidade por todos os aspectos do trabalho e garantia pela exatidão e integridade de qualquer parte da obra. O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus, por parte de todos os autores, dos direitos de publicação para a revista Alea, a qual é filiada ao sistema CreativeCommons, atribuição CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/). Os autores são integralmente responsáveis pelo conteúdo do artigo e continuam a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Alea não se compromete a devolver as contribuições recebidas. Autores de artigos, resenhas ou traduções receberão um exemplar da revista.