O ensino da descolonização ou a descolonização do ensino: a Teoria Literária em tempos de redemocratizacão brasileira (1986-2000)
Resumo
A Teoria Literária não é uma disciplina autônoma. A proposição principal deste artigo se insere no contexto do projeto Teorias viajantes. Histórias da Teoria Literária no Brasil e suas correlações com América Latina (1986-2000). Trata-se de identificar e analisar os dispositivos de legitimação das alterações e tensões entre campos de força (JAY, 2003) no contexto da disciplina Teoria Literária na universidade brasileira no período de redemocratização política. O enfoque são as tensões observadas entre a Teoria Literária compreendida no novo ambiente democrático como práticas e modos de ler (LUDMER, 2006) e teoria empenhada como rejeição ao etnocentrismo na cultura (DERRIDA, 1996). Este artigo demonstra os resultados preliminares dos dois primeiros anos de trabalho com o projeto, no qual foram estudados o processo de institucionalização da disciplina durante os anos de 1996-2000 nos cursos de Letras da Universidade de São Paulo e na Universidade Federal de Santa Catarina.
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