Topografía de un desnudo de Jorge Díaz: violencia, burocracia y poder

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.1590/1517-106X/2025e68361

Abstract

Este artigo visa analisar as representações da violência e suas implicações na peça Topografía de un desnudo do dramaturgo chileno Jorge Díaz. Propõe-se que uma leitura desta peça a partir das abordagens teóricas sobre violência de Hannah Arendt e Walter Benjamin nos permita dar conta da ação da burocracia como um dos principais agentes ligados à preservação do poder através de atos violentos e sua relação com a violência policial, que determinam o conflito central da peça. A partir do estudo dos personagens de Topografía de un desnudo que encarnam este mecanismo de burocracia, procuramos analisar a forma como Díaz representa a violência que eles exercem, revelando a forma como ele denuncia uma ação que tanto em seu contexto como nos dias de hoje permaneceu em grande parte escondida.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Fabián Leal Ulloa, Universidad de La Frontera Temuco, Chile

Fabián Leal Ulloa. Professor do Departamento de Línguas, Literaturas e Comunicação da Faculdade de Educação, Ciências Sociais e Humanas da Universidad de La Frontera, Chile. Mestre em Literatura Hispano-Americana Contemporânea pela Universidad Austral de Chile e doutorando em Literatura pela Universidad de Chile. A sua linha de investigação está ligada à autoficção, memória, violência e marginalidade na narrativa contemporânea, com particular interesse no subgénero do realismo sujo. É membro do Centro Interdisciplinario de Investigación en Letras (CIILET) da Universidad de La Frontera e do corpo docente do Mestrado em Artes da mesma universidade.

Carolina Navarrete González, Universidad de La Frontera Temuco, Chile

Carolina Navarrete González. Doutora em Literatura. Profesora do Departamento de Línguas, Literaturas e Comunicação da Faculdade de Educação, Ciências Sociais e Humanas da Universidade de La Frontera (UFRO), em Temuco, região de La Araucanía. Atualmente é Investigadora Principal do projeto FONDECYT REGULAR nº 1241591, intitulado “Poéticas elementales: subjetividades posthumanas en la narrativa de autoras contemporáneas (2008-2023)” graças ao apoio da Agência Nacional de Investigação e Desenvolvimento (ANID). Membro do Corpo Docente e da Comissão Acadêmica do Mestrado em Artes, é também membro do Centro Interdisciplinario de Investigación en Letras (CIILET) da UFRO.

Veröffentlicht

2025-06-24

Ausgabe

Rubrik

Artigos