Exclude Tag

Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Analytica. Revista de Filosofia?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

1. A revista Analytica aceita colaborações sob a forma de artigos, traduções e recensões. 

2. As contribuições devem ser originais e inéditas. No caso dos artigos, a revista Analytica publica apenas textos que sejam fruto de um trabalho de pesquisa efetivo, reservando-se o direito de recusar trabalhos que possuam uma natureza unicamente informativa e introdutória. As contribuições enviadas não devem estar sendo avaliadas para publicação por outra revista.

3. O arquivo contendo a submissão deve estar em formato PDF, Microsoft Word, ou RTF, em espaço duplo; redigido em fonte de 12 pontos; empregando itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL). As figuras e tabelas devem ser inseridas no texto e não no final do documento na forma de anexos. O manuscrito deve conter no máximo 14.000 palavras, incluindo referências bibliográficas e notas. Excepcionalmente a critério dos editores, a revista poderá aceitar artigos que ultrapassem esse limite.

4. As contribuições não devem conter notas de fim, mas unicamente notas de rodapé, indicadas por algarismos arábicos em ordem crescente.

5. A lista completa das referências bibliográficas deve constar no final do manuscrito.

7. As contribuições devem estar em português, inglês, francês, italiano ou espanhol.

8. As contribuições devem conter um resumo em português e uma versão deste resumo em inglês, contendo entre 50 e 150 palavras, além de incluir até 6 palavras-chave em português e em inglês.

9. As contribuições devem estar preparadas para avaliação por pares duplo cega (double-blind peer review) removendo-se toda referência ao autor, incluindo agradecimentos. Os dados do autor (nome completo e afiliação institucional) deverão constar apenas no formulário de submissão, no caso de submissão pelo site, ou no email de submissão.

 

Nota sobre a submissão de traduções

A Revista Analytica publica traduções que satisfaçam as seguintes condições:

1. Traduções de textos clássicos, de preferência comentadas ou precedidas de um estudo crítico;

2. Traduções de artigos que aportem uma contribuição decisiva para alguma área da filosofia.

 

Modo de submissão

1. O envio das contribuições deve ser feito eletronicamente através do site da Analytica (http://revistas.ufrj.br/index.php/analytica/index).

2. Todas as submissões serão respondidas via e-mail, bem como a comunicação subsequente acerca das mesmas. 3. A decisão sobre a publicação das contribuições cabe aos Editores a partir da avaliação ad hoc . No caso dos artigos, cada artigo receberá dois pareceres, que podem: (a) indicar a publicação; (b) indicar a publicação, desde que sejam feitas revisões; ou (c) negar a publicação.

4. A apresentação das contribuições à revista Analytica implica a cessão dos direitos autorais dos textos publicados, que não poderão ser reproduzidos sem a autorização expressa dos editores.


Normas para publicação do artigo de artigos

Na ocasião da submissão do artigo será aceito qualquer sistema para notas, referências, etc. Se o artigo for aceito para publicação, será solicitado que o autor o envie segundo as seguintes orientações, observando-se rigorosamente a sequência e a pontuação indicadas:

1) A organização do texto deve ser: título, corpo do texto, resumo em português, palavras chave em português, resumo em inglês, palavras chave em inglês, referência bibliográfica.

2) As referências bibliográficas utilizadas serão apresentadas no final do artigo, listadas em ordem alfabética, obedecendo às seguintes normas:

Livro: SOBRENOME, Nome (abreviado). Ano . Título em itálico: subtítulo. Número da edição, caso não seja a primeira. Local da publicação: Nome da editora.

Coletânea: SOBRENOME, Nome (abreviado). Ano. Título do ensaio. In: SOBRENOME, Nome (abreviado) do(s) organizador (es).Título da coletânea em itálico: subtítulo. Número da edição, caso não seja a primeira. Local da publicação: nome da editora.

Artigo em periódico: SOBRENOME, Nome (abreviado). Ano. Título do artigo. Nome do periódico em itálico, local da publicação, volume e número do periódico, intervalo de páginas do artigo, período da publicação.

Dissertações e teses: SOBRENOME, Nome (abreviado). Ano. Título em itálico. Local. Número total de páginas. Grau acadêmico e área de estudos [Dissertação (Mestrado) ou Tese (Doutorado)]. Instituição em que foi apresentada. 

Internet (documentos eletrônicos): SOBRENOME, Nome (abreviado). (Ano). Título em itálico, [Online]. Produtor. Disponibilidade: acesso. [data de acesso].

3) As referências indiretas a autores e a obras no decorrer de um artigo devem ser feitas da seguinte forma: o autor deve ser referido entre parênteses, pelo sobrenome, separado por vírgula da data da publicação e nova vírgula para o número da página, precedido da abreviatura p. Por exemplo: (TUGENDHAT, 1979, p. 27). Quando a especificação da página não for necessária, basta não incluir a referência a ela. Por exemplo: (KRIPKE, 1982, p. 64). Diferentes títulos do mesmo autor publicados no mesmo ano serão identificados por letras minúsculas, ordenadas alfabeticamente, após a data. Ex.: (McDOWELL, 1998a), (McDOWELL, 1998b). As obras referidas ou citadas, com todas as devidas informações editoriais, devem estar presentes na lista bibliográfica constante no final do artigo.

4) Nos casos de citação direta, deve-se indicar apenas a data entre parênteses. Por exemplo: "Landim (2014) afirma que ...". As obras referidas ou citadas, com todas as devidas informações editoriais, devem estar presentes na lista bibliográfica constante no final do artigo.

5) No caso de obras clássicas, podem ser utilizados dois sistemas distintos de referência:

(a) pode-se empregar, em vez da data de publicação, uma abreviatura do título da obra, seguida ou não de uma indicação da paginação da edição standard da obra em questão. Por exemplo: "Kant (KrV, A 57) diferencia entre ...." As abreviaturas utilizadas devem constar da lista bibliográfica constante no final do artigo.

(b) pode se utilizar o título da obra entre aspas: "Kant, em "A Crítica da Razão Pura", diferencia entre ..."

6) as palavras estrangeiras (à língua em que o artigo estiver escrito) devem estar em itálico.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo contendo a submissão deve estar em formato PDF, Microsoft Word, ou RTF, em espaço duplo; redigido em fonte de 12 pontos; empregando itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL). As eventuais figuras e tabelas, foram inseridas no texto e não no final do documento na forma de anexos. O manuscrito não ultrapassa o limite de 14.000 palavras, incluindo referências bibliográficas e notas. 

  3. O manuscrito contém ao final a lista completa das referências bibliográficas, unicamente notas de rodapé (e não notas de fim) indicadas por algarismos arábicos em ordem crescente. As URLs e os DOIs para as referências foram informadas sempre que possível.
  4. O texto está em espaço em espaço duplo; redigido em fonte de 12 pontos; empregando itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL). As figuras e tabelas devem ser inseridas no texto e não no final do documento na forma de anexos. 

  5. O manuscrito segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

  6. O manuscrito está preparado para avaliação por pares duplo-cega (double-blind peer review), de acordo com as instruções disponíveis na seção Assegurando a avaliação pelos pares cega, tendo sido removidas todas as referências ao autor, incluindo agradecimentos. 

 

Declaração de Direito Autoral

Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).


 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.