Descartes: Ideia e Representação Um caso enigmaÌtico: As Ideias Materialmente Falsas

Raul Landim Filho

Resumo


The central aspects of the cartesian notion of idea (representative mental operation, objective being, objective reali- ty, and object) seem to be called into question by the notion of materially false idea: a sensible, obscure and confused idea that represents “a non-thing as a thing.” Would these ideas be false representations, because they would not represent anything, or would they be misrepresentations? In order to answer this question, I analyze the canonical texts of metaphysical meditations on this theme and also the objections of arnauld. I draw the articulations of this debate and interpret them. I then conclude that obscure and confused sensitive ideas, that is to say, materially false ideas, either have as their content sensations or are themselves sensations. Because they are intentional, sensations are considered as ideas of objects, but, due to their nature, they are not in accordance with the objects of which they are ideas. therefore, they have a referential function, but they are not representative of their objects.


Resumo

Os aspectos centrais da noção de ideia cartesiana (operação mental representativa, ser objetivo (objective being), realidade objetiva (objective reality) e objeto parecem ser postos em questão pela noção de ideia materialmente falsa (materially false): ideia sensiÌvel, obscura e confusa que representa “uma não-coisa como se fosse uma coisa” (represent non-things as things). estas ideias seriam falsas representações, pois nada representariam, ou seriam representações equivocadas (misrepresentations)? para responder a esta pergunta, o artigo analisa os textos canoÌ‚nicos das meditações metafiÌsicas sobre esse tema e as objeções de arnauld; extrai e interpreta as articulações desse debate e conclui que as ideias sensiÌveis obscuras e confusas, isto eÌ, as ideias materialmente falsas, teÌ‚m como conteuÌdo sensações ou, elas proÌprias, são sensações. em razão de serem intencionais, as sensações são consideradas ideias de objetos, mas, em razão da sua natureza, elas não são conformes aos objetos de que são ideias. portanto, elas teÌ‚m uma função referencial, mas não seriam representativas de seus objetos. 


Palavras-chave


Descartes; ideias materialmente falsas; realidade formal; realidade objetiva; materially false ideas; formal reality; objective reality

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