La Marca del Artífice. Descartes, Plinio y las Líneas de Apeles

Autores

  • Pablo E. Pavesi Universidad de Buenos Aires

Palavras-chave:

Descartes, ego, Deus, semelhança, analogia, Apeles, suma perfeição, God, image, likeness, analogy, Apelles, perfection

Resumo

Nas Quintas Respostas Descartes torna explícita a analogia entre a semelhança ego-Deus e a semelhança obra-pintor. É pertinente considerar o exemplum que (seguindo uma rica tradição iniciada na Historia Natural de Plinio o Velho) Descartes evoca para fazer referência à absoluta perfeição da obra. Trata-se de Apeles de Cós. Pretendemos mostrar: 1) Que a obra de Apeles é a única que pode sustentar à analogia com a ideia de Deus, já que é a única que revela os dois nomes que presidem as provas da Sua existência, a saber: ens infinitus; ens perfectissimum. 2) Que esta analogía refere-se a uma obra particular de Apeles, a mais célebre, cuja descrição por parte de Plinio era já e ainda é um locus classicus. Em primeiro lugar, é a única que não representa, nem tem a pretensão de representar, outra coisa que não seja a marca do Artífice; e em segundo lugar, é a única que, como a ideia de Deus, contém, após seis séculos de interpretações, toda a perfeição concebível, isto é, toda perfeição da arte passada e da ainda por vir.


Abstract

In the Fifth Replies, Descartes explains the analogy between the ego-God likeness and the work-painter likeness. It is worth considering the exemplum evoked by Descartes (following a strong tradition which started in the Natural History by Pliny the Elder) to refer to the absolute perfection of the work, i.e., Apelles of Kos. We intend to show that: (1) Apelles' is the only work that can claim the analogy with the idea of God, since it is the only one revealing the two terms prevailing over the proofs of His existence, namely: ens infinitum; ens perfectissimum; (2) this analogy refers to a specific work of Apelles, the most famous one, whose description by Pliny was, and still is, a locus classicus. First of all, it is the only one not representing —nor intending to represent— anything but the Author's sign; secondly, it is the only one that, like the idea of God, and after six centuries of interpretations, still contains every conceivable perfection, that is, all perfections of past and future art.

 

Recebido em 12/2013

Aprovado em 02/2014

Referências

Alberti, Leon Battista (1804). Della Pittura (1436). Milano: Società Tipografica dei Clasici Italiani.

Altrocchi, R. (1921). The Calumny of Apelles in the Literature of the Quattrocento. PMLA, 36(3), 454-491. doi:10.2307/457203

Apollinaire (1912). Du sujet dans la peinture moderne. Les soirées de Paris I (1), 1-4.

Aretino, Pietro (1956). Lettere sull' Arte (1538-1557). Firenza: Camesasca.

Brécoulaki, H. (2006). Considérations sur les peintres tetrachromatistes et les colores austeri et floridi. in: Rouveret, A.; Dubet, S.; Naas, V. (eds.). Coloeurs et matières dans l'Antiquité. Textes, techniques et pratiques. Paris: Éditions Rue d'Ulm, 29-42.

Combronde, C. (1999). Les platoniciens de l'art à la Renaissance. Revue Philosophique de Louvain, 97(2), 268-288. doi:10.2143/rpl.97.2.541950

Dati, Carlo Roberto (1806). Vite dei Pittori Antichi (1667). Milan: Società Tipografica dei Classici Italiani.

Descartes (1996). Oeuvres. Ed. Adam-Tannery, Paris: Vrin, 11v.

Descartes (1996). Oeuvres philosophiques. Ed. F. Alquié, Paris: Garnier, 3v.

Elkins, J. (1995). Marks, Traces, “Traits,” Contours, “Orli,” and “Splendores”: Nonsemiotic Elements in Pictures. Critical Inquiry, 21(4), 822-860. doi:10.1086/448776

Faietti. M.; Wolf, G. (2008). Opus hoc summæ tenuitatis. In: Faietti, M.; Wolf, G. (eds.). Linea I: grafie di immagini

tra Quattrocento e Cinquecento. Venecia: Marsilio, 7-26.

Gage, J. (1981). A Locus Classicus of Colour Theory: The Fortunes of Apelles. Journal of the Warburg and Courtauld Institutes, 44, 1-26. doi:10.2307/751049

Gassendi (1962). Disquisitio Metaphysica, seu dubitationes et instantiae adversus Renati Cartesii Metaphysicam et Reponsa (1642). Ed. B. Rochot, Paris: Vrin.

Gautier, Th. (1848). L'atelier de M. Ingres en 1848. L'Événement, 2 agosto.

Ghiberti, Lorenzo (1947). I Commentari, (ca. 1452). Ed. O. Morisani, Napoli: Ricciardi.

Gombrich, E. (1982). El legado de Apeles. Estudios sobre el arte del Renacimiento (1976). Trad. A. Dicterich, Madrid: Alianza.

Gouhier, H. (1999). La pensée métaphysique de Descartes. Paris: Vrin, 4a. ed.

Kennedy, R. W. (1964). Apeles redivivus. In: Freeman Sandier, L. (ed.). Essays in Memory of Karl Lehmann. New York: Institute of Fine Arts, 160-170.

Koshikawa, M. (2001). Apelles's Stories and the “Paragone” Debate: A Re-Reading of the Frescoes in the Casa Vasari in Florence. Artibus et Historiae, 22 (43), 17-28. doi:10.2307/1483648

Land, N. E. (2000). Apelles in Venice: Bellini, Pino, Titian and Esengren. Explorations in Rennaissance Culture, 26 (2), 161-176. doi:10.1163/23526963-90000219

Land, N. E. (2006). Leonardo da Vinci and Apelles. Source: Notes in the History of Art, 25 (2), 14-17.

Land, N. E. (2009). Michelangelo as Apeles: Variations on a Tale by Pliny. Forum Italicum, 46 (2), 325-345.

Lavin, I. (2006). Claude Mellan's Holly Face: ostendatque etiam quae occultat. In: Frommel, C.L; Wolff, G. (eds.). L'immagine di Cristo. Dall' acheropita alla mano d'artista. Dal tardo medioevo all' età barocca. Studi e testi 432. Vaticano, 449-491.

Lecog, A.-M. (1974). Apelle et Protogène: la signature-ductus. Revue de l'art, 26, 46-47.

Malagrizzi, S. (2004) Boticelli, Firenze, Giunti -- Firenze Musei, 2004.

Marion, J-L. (1991). Sur la théologie blanche de Descartes. Paris: PUF, 2a. ed. [ed. 2009 - doi: 10.3917/puf.mario.2009.01]

Marion, J-L. (1998). Étant donné. Essai sur une phénoménologie de la donation. Paris: PUF, 2a. ed.

Massing, J.-M. (1990). Du texte à l'image. La calomnie d'Apelle et son iconographie. Strasbourg: Presses Universitaires de Strasbourg.

Melion, W. S. (1991). Shaping the Netherlandish Canon. Karel van Mander's Schilder-Boeck. Chicago: University of Chicago Press.

Merleau-Ponty, M (1977). Sentido y sinsentido (1948). Trad. N. Comadira, Barcelona: Península.

Panofsky. E. (1951). "Nebulae in Pariete"; Notes on Erasmus' Eulogy on Durer. Journal of the Warburg and Courtauld Institutes, XIV, 34-41. doi:10.2307/750351

Panofsky, E. (1969). Erasmus and the Visual Arts. Journal of the Warburg and Courtauld Institutes, 32, 200-227. doi:10.2307/750613

Plini (Caius) Secundus. Historia Naturalis. Ed. Lacus Curtius, University of Chicago. http://penelope.uchicago.edu/Thayer/L/Roman/Texts/Pliny_the_Elder/35*.htm.

Roskill, M. W. (2000). Dolce's Aretino and Venetian Art Theory. Toronto: University of Toronto Press.

Speziali, P. (1935). Leonardo da Vinci et la Divina Proportione de Luca Pacioli. Bibliothèque d'Humanisme et de Renaissance, XV (2),295-305.

Summers, D. (2007). Vision, reflection and desire in modern painting. University of North Caroline Press.

Vasari, Giorgio (1568). Le vite dei più eccellenti pittori, scultori ed architettori. http://www.liberliber.

it/mediateca/libri/vasari/le_vite_dei_piu_eccellenti_pittori_etc/pdf

Waal van de, H. (1967). The Linea summae tenuitatis of Apeles: Pliny's Phrase and its Interpretations. Zeitschrift

für Ästhetik und allgemeine Kunstwissenschaft, 12 (1), 5-32.

Wethey, H. (1975). The Paintings of Titian. London: Phaidon, v. III: The Mythological and Historical Paintings.

Downloads

Publicado

2015-04-04