Contra-dicção
Palavras-chave:
contradição, jogo de linguagem, Wittgenstein, política, democracia, contratualismo, contradiction, language game, democracy, contractualismResumo
Trata-se de revisitar o conceito de contradição em situações em que ele é um constituinte de um jogo de linguagem, conforme a análise gramatical de Wittgenstein. Desse ponto de vista, ele perde sua singularidade e pode descrever situações em que oponentes sejam levados a novas relações de coexistência. E assim torna-se possível pensar em uma política democrática muito longe de qualquer contratualismo.
Abstract
This paper tries to revisit the concept of contradiction in situations where it is a constituent of a language game, following the grammatical analysis of Wittgenstein. From this point of view, it loses its singularity and can describe situations where opponents are driven to new relations of coexistence. And so it becomes possible to think about democratic politics far away from any form of contractualism.
Recebido em 08/2014
Aprovado em 09/2014
Referências
Hegel, Ciência da lógica
Wittgenstein, Bemerkungen über die Grundlagen der Mathematik.
Wittgenstein, Bemerkungen über die Philosophie der Psychologie.
Wittgenstein, Philosophische Untersuchungen.
Wittgenstein, Über Gewissheit.
Wittgenstein, Últimos escritos sobre a filosofia da psicologia.
Wittgenstein, Zettel.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0), que permite a redistribuição, comercial ou não comercial, desde que a obra original não seja modificada e que seja atribuído o crédito ao autor.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).