Retórica versus dialética: divagação a propósito do Górgias de Platão
Palavras-chave:
retórica, dialética, Platão, Sócrates, Górgias, Protágoras, rhetoric, dialectics, Plato, Socrates, Gorgias, ProtagorasResumo
No Górgias de Platão, o personagem-título, e seus seguidores, pretendem que a retórica seja a mais valiosa das artes e Sócrates se opõe a essa pretensão, em nome dos valores que subjazem à arte dialética de argumentação. Neste artigo, indico, no modo da conjectura, algumas razões para se acreditar que essa oposição revela uma oposição mais básica entre duas maneiras de fundamentar o valor da racionalidade, sabedoria e moralidade.
Abstract
In Plato's Gorgias, the title character and his followers claim that rhetoric is the most valuable among human arts, and Socrates opposes this claim, in the name of the values which underlie the dialectical art of argumentation. In this paper, we indicate, in a conjectural mood, some reasons to believe that this opposition reveals a more basic opposition between two ways of grounding the value of rationality, wisdom and morality.
Recebido em 08/2014
Aprovado em 09/2014
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0), que permite a redistribuição, comercial ou não comercial, desde que a obra original não seja modificada e que seja atribuído o crédito ao autor.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).