Clareza e distinção e motivação da vontade

Autores

  • Ethel Menezes Rocha UFRJ

Palavras-chave:

Descartes, vontade, ideias claras e distintas, ideias obscuras e confusas, will, clear and distinct ideas, obscure and confuse ideas

Resumo

Neste artigo examino como eÌ possiÌvel que, apesar de assumir a tese de que a vontade humana eÌ intrinsecamente inclinada aÌ€ verdade, Descartes, ainda assim, admita que essa vontade daÌ adesão a ideias obscuras e confusas. Esse exame envolveraÌ a anaÌlise do que são, segundo Descartes, ideias claras e distintas, ideias obscuras e confusas, aleÌm da anaÌlise da operacionalização da vontade de um modo geral.

 

Abstract

In this article I analyse how is it possible that, in spite of his thesis that human's will is intrinsecally inclined to truth, Descartes nevertheless, admits that it affirms obscure and confuse ideas. This analysis involves investiga- ting Descartes's concepts of clear and distinct ideia, on one hand, and of obscure and confuse ideia, on the other, as well as his account of human's will.

 

Recebido em 08/2014
Aprovado em 09/2014

Referências

Descartes, R. (1957). Oeuvres de Descartes. ed. C. Adam and P. Tannery, Paris: Vrin: 12vls.

Descartes, R. (1985). The Philosophical Writings of Descartes. eds. Cottingham, J., Stoothoff, R., & Murdoch, D. Cambridge University Press, 2 vls. doi:10.1017/cbo9780511818998 / doi:10.1017/cbo9780511805042

Descartes, R. (1973). Meditações. ed. Victor Civita, trad. J. Guinsburg e Bento Prado Junior, Coleção Os Pensadores, Abril Cultural.

Descartes, R. (2002). Princípios da Filosofia, trad. coordenado por Guido Antonio de Almeida, Coleção Philosophia, Editora UFRJ.

Panaccio, C. (2012). Intellections and Volitions in Ockham's Nominalism. In: Martin Pickavé and Lisa Shapiro (eds.) Emotion and Cognitive Life in Medieval and Early Modern Philosophy. Oxford University Press, 75--93. doi:10.1093/acprof:oso/9780199579914.003.0005

Downloads

Publicado

2015-04-09