Unidade do gênero e outras unidades em Aristóteles: significação focal, relação de consecução, semelhança, analogia.

Autores

  • Marco Zingano USP

Palavras-chave:

Aristóteles, significação focal, relação de consecução, semelhança, analogia, focal meaning, relation by consecution, resemblance, analogy

Resumo

Aristóteles se serve de diferentes modos para unificar conceitualmente um dado domínio. A unidade genérica é, dentre todas as unidades conceituais, a mais conhecida, apresentada paradigmaticamente em sua doutrina do universal definido por meio do gênero e diferença. Contudo, há outros tipos de unidade conceitual, os quais não fazem apelo a um universal apreendido em termos de gênero e diferença, ao mesmo tempo em que evitam a pura homonímia. A relação de significação focal e a noção de consecução são, entre estes últimos, os modos mais conhecidas; porém, semelhança e analogia também constituem tipos válidos de unidade conceitual. Os dois primeiros tipos introduzem no próprio bojo do modo de significação uma hierarquia entre os membros por eles unificados, ao passo que os dois últimos estabelecem um campo conceitualmente unificado sem nenhuma hierarquia. Neste trabalho, busco estudar quatro tipos de unidade conceitual não-sinônima acima referidos: significação focal, relação consecução, semelhança e analogia.

 

Abstract

Aristotle conceived of different ways of conceptually unifying a certain domain. The most known conceptual unity is the generic one, paradigmatically presented in his famous doctrine of the universal defined by means of genus plus differentia. But there are other ways of dealing with conceptual unities, without resorting to a universal apprehended in terms of genus and differentia, at the same as mere homonymy is avoided. The most conspicous ones are focal meaning and the order by succession; but resemblance and analogy are also valid ways for construing a unity. The former two bring in a hierarchy by their own way of signifying a unity; but the latter two are in themselves free of any hierarchy. Focal meaning, succession, resemblance, and analogy are studied as valid ways of construing conceptual unities in Aristotle.

 

Recebido em 07/2014
Aprovado em 09/2014

Referências

Ackrill, John. (1972). Aristotle's Definitions of Psyche,” Proceedings of the Aristotelian Society, 73: 119--133.

Aubenque, P. (1962). Le Problème de l'Etre chez Aristote. Paris: PUF.

Aubenque, P. (1983). Sur l'Inauthenticité du Livre K de la Métaphysique. in: P. Moraux et J. Wiesner (eds.), Zweifelhaftes im Corpus Aristotelicum. de Gruyter 1983, 318-344.

Barnes, J. (1971). Homonymy in Aristotle and Speusippus. Classical Quartely, 21(01), 65. doi:10.1017/s0009838800028809

Berti, E. (2008). Dialectique, Physique et Métaphysique - études sur Aristote. Louvain.

Brentano, F. (1862). Von der mannigfaltigen Bedeut

ung des Seienden nach Aristoteles. Herder.

Brunschwig, J. (1964). Dialectique et Ontologie chez Aristote: à propos d'un livre récent. Revue Philosophique de la France et de l'Etranger 154, 179-200.

Charles, D. (2002). Aristotle on Meaning and Essence. Oxford University Press. doi:10.1093/019925673X.001.000

Charles, D. (2014). Eudaimonia, Theôria, and the Choiceworthiness of Practical Wisdom. in: Pierre Destrée e M. Zingano (eds.). Theôria -- studies on

the status and meaning of contemplation in Aristotle's ethics. Louvain: Peeters Publishers.

Fortenbaugh, W. (1975). Aristotle's Analysis of Friendship: Function and Analogy, Resemblance, and Focal Meaning, Phronesis 20, 51-62. doi:156852875x00157

Hintikka, J. (1973). Aristotle and the Ambiguity of Ambiguity. in: Time and Necessity. Oxford University Press.

Hintikka, J. (1971). Different Kinds of Equivocation in Aristotle. Journal of the History of Philosophy, 9(3), 368--372. doi:10.1353/hph.2008.1108

Irwin, T. (1981).Homonymy in Aristotle. Review of Metaphysics 34, 523-44.

Krämer, H. J. (1967). Zur geschichtlichen Stellung der Aristotelischen Metaphysik. Kant-Studien 58, 313-353.

Kripke, Saul (1972). Naming and Necessity, Harvard.

Lear, G. Happy (2004). Lives and the Highest Good: an essay on Aristotle's Nicomachean Ethics. Princeton University Press.

Leszl, W. (1970). Logic and Metaphysics in Aristotle. Padova.

Lewis, F. (2004). Aristotle on the homonymy of being. Philosophy and Phenomenological Research 68, 1-36. doi:10.1111/j.1933-1592.2004.tb00324.x

Murphy, G. (2002). The Big Book of Concepts, MIT Press.

Natali, C. (1999). Aristotele: Etica Nicomachea. Laterza.

Owen, G.E.L. (1960). Logic and Metaphysics in some Earlier Works of Aristotle. in: Owen e I. Düring (eds.), Aristotle and Plato in the Mid-Fourth Century, 163-190.

Peramatzis, M. (2011). Priority in Aristotle's Metaphysics. Oxford University Press. doi:10.1093/acprof:oso/9780199588350.001.0001

Peramatzis, M. (2008). Aristotle´s Notion of Priority in Nature and Substance. Oxford Studies in Ancient Philosophy 35, 187-247.

Primavesi, O. (1992). Dionysos der Dialektiker und Aristoteles über die Definition des Lebens. Rheinisches Museum für Philologie 135, pp. 246-261.

Rapp, C. (1992). Ähnlichkeit, Analogie und Homonymie bei Aristoteles. Zeitschrift für philosophische Forschung 46, 526-544.

Shields, C. (1999). Order in Multiplicity -- homonym in the philosophy of Aristotle. Oxford University Press. (re-editado em 2002; doi:10.1093/0199253072.001.0001

Smith, E. e Medin, D. (1981) Categories and Concepts. Harvard University Press. doi:10.4159/harvard.9780674866270

Stewart, J. (1892). Notes on the Nicomachean Ethics of Aristotle. Oxford, 2 vols.

Ward, J. (2007). Aristotle on Homonymy -- dialectic and science. Cambridge University Press. doi:10.1017/cbo9780511663697

Zingano, M. (ed.). (2009). Sobre a Metafísica de Aristóteles. Odysseus 2009.

Zingano, M. (2015). The Conceptual Unity of Friendship in the Eudemian and the Nicomachean Ethics. Apeiron, 48(2). doi:10.1515/apeiron-2014-0016

Zingano, M. (2013). Natural, ethical, and political justice. in: M. Deslauriers e P. Destrée (eds.). The Cambridge Companion to Aristotle's Politics.Cambridge University Press, 199--222. doi:10.1017/cco9780511791581.009

Zingano, M. (2012). Z 6 e a Tese da Identidade por Acidente. Analytica 16, 13-36.

Downloads

Publicado

09-04-2015