Unidade do gênero e outras unidades em Aristóteles: significação focal, relação de consecução, semelhança, analogia.

Autores

  • Marco Zingano USP

Palavras-chave:

Aristóteles, significação focal, relação de consecução, semelhança, analogia, focal meaning, relation by consecution, resemblance, analogy

Resumo

Aristóteles se serve de diferentes modos para unificar conceitualmente um dado domínio. A unidade genérica é, dentre todas as unidades conceituais, a mais conhecida, apresentada paradigmaticamente em sua doutrina do universal definido por meio do gênero e diferença. Contudo, há outros tipos de unidade conceitual, os quais não fazem apelo a um universal apreendido em termos de gênero e diferença, ao mesmo tempo em que evitam a pura homonímia. A relação de significação focal e a noção de consecução são, entre estes últimos, os modos mais conhecidas; porém, semelhança e analogia também constituem tipos válidos de unidade conceitual. Os dois primeiros tipos introduzem no próprio bojo do modo de significação uma hierarquia entre os membros por eles unificados, ao passo que os dois últimos estabelecem um campo conceitualmente unificado sem nenhuma hierarquia. Neste trabalho, busco estudar quatro tipos de unidade conceitual não-sinônima acima referidos: significação focal, relação consecução, semelhança e analogia.

 

Abstract

Aristotle conceived of different ways of conceptually unifying a certain domain. The most known conceptual unity is the generic one, paradigmatically presented in his famous doctrine of the universal defined by means of genus plus differentia. But there are other ways of dealing with conceptual unities, without resorting to a universal apprehended in terms of genus and differentia, at the same as mere homonymy is avoided. The most conspicous ones are focal meaning and the order by succession; but resemblance and analogy are also valid ways for construing a unity. The former two bring in a hierarchy by their own way of signifying a unity; but the latter two are in themselves free of any hierarchy. Focal meaning, succession, resemblance, and analogy are studied as valid ways of construing conceptual unities in Aristotle.

 

Recebido em 07/2014
Aprovado em 09/2014

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Publicado

2015-04-09