Questões de método: filosofia e literatura em Sartre
DOI:
https://doi.org/10.35920/arf.v22i1.24738Palavras-chave:
Sartre, Engajamento, Política, História, Moral, Ontologia.Resumo
O objetivo do presente artigo é apresentar uma proposta de método de pesquisa da filosofia de Jean-Paul Sartre que considera como parte da manifestação do seu pensamento também as obras ficcionais de literatura e teatro e não somente as obras teóricas. Com o método de pesquisa que privilegia a perspectiva de conjunto da obra procuro demonstrar os ganhos teóricos e conceituais e a profundidade de discussão possíveis se nos dedicarmos a compreender como o pensamento sartriano acontece também pelas vias da literatura e do teatro. Para isso, o texto promove a reflexão em torno das relações entre Filosofia e Literatura ao longo da produção sartriana, rebatendo a interpretação tradicional de que as obras ficcionais de Sartre são pièces à these, i. é, de que a ficção funcionaria como uma exemplificação para a filosofia.
Abstract
The aim of this article is to present a proposal of a method of research of the philosophy of Jean-Paul Sartre. This method considers as part of the manifestation of his thought also the fictional works of literature and theater and not only the theoretical works. With the method of research that privileges the perspective of the entire work I will try to show the theoretical and conceptual gains and the depth of discussion possible if we try to understand how the Sartrian thought also manifests through the paths of literature and theater. For this, this paper wants to promote the reflection on the relations between Philosophy and Literature throughout the Sartrian work, debating the traditional interpretation about the fictional works as pièces à these, ie, that fictional work should be seen as an exemplification for philosophy.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0), que permite a redistribuição, comercial ou não comercial, desde que a obra original não seja modificada e que seja atribuído o crédito ao autor.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).