Observações sobre lógica, ontologia e semântica em Leibniz
Palavras-chave:
Leibniz, lógica, Jungius, ReduplicativosResumo
Nos últimos 7 anos surgiram vários artigos sobre problemas lógicos e ontológicos em Leibniz, escritos por importantes historiadores da lógica, como, por exemplo, Benson Mates (1968, 1972), Jaakko Hintikka (1969) e Hide Ishiguro (1967, 1972). Essa discussão crítica de algumas questões lógicas e filosóficas que aparecem nesses escritos orienta-se pelo importante livro Leibniz's Philosophy of Logic and Language, de Hide Ishiguro, publicado em 1972. Serão tratados os problemas da identidade (I), do estatuto ontológico da relação (II), da relação entre lógica e metafísica (III), do nominalismo (IV) e do “importe existencial” (V).
Downloads
Publicado
22-12-2015
Edição
Seção
Traduções
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0), que permite a redistribuição, comercial ou não comercial, desde que a obra original não seja modificada e que seja atribuído o crédito ao autor.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).